O planeta tem lugares incríveis construídos de um jeito que você nunca imaginou: com blocos de sal; descubra alguns deles na lista!
Redação Publicado em 09/11/2024, às 13h00
Além de auxiliar no funcionamento do nosso organismo, conservar alimentos e auxiliar na limpeza, o sal pode ser usado de diversas formas — e uma das mais surpreendentes é na construção de edifícios que variam desde hotéis a catedrais; descubra 5 deles abaixo:
A Catedral de Sal fica em Zipaquirá (Colômbia), 180 metros abaixo da terra. Ela foi construída em 1954 na maior reserva salina do mundo, formada há milhões de anos (época em que um mar ocupava a região). Com o passar dos anos, o mar secou e deixou um enorme depósito de sal que formou rochas. Conta-se que as galerias da catedral foram escavadas no século 18.
No Salar de Uyuni (Bolívia), o maior deserto de sal do mundo, fica o hotel Palácio de Sal, todo feito de blocos salgados. A região se formou após transformações em lagos pré-históricos. O hotel surgiu em 2007 e boa parte dos móveis e objetos também são de sal: paredes, camas, mesas, cadeiras...
O Adrère Amellal, na região do Vale do Siwa (Egito), também é um hotel em que até as camas são de sal. Ele fica perto de um oásis e à beira de um lago de água salgada – de lá foram extraídos os blocos que formam o prédio. Artesãos retiram o sal cristal, usado na culinária e como fertilizante para as plantas, e o sal em forma de rocha para esculpir objetos.
Cerca de 1 milhão de pessoas visitam todos os anos a Mina de Sal Wieliczka, a 15 quilômetros de Cracóvia (Polônia). A enorme reserva de sal surgiu há milhões de anos e, no século 13, mineiros escavaram galerias e salas. Hoje, a mina tem nove andares, cerca de 200 metros de profundidade e 300 quilômetros de extensão (apenas alguns trechos estão abertos ao público). O local abriga centenas de objetos decorativos, esculturas e uma catedral esculpida, que levou 30 anos para ser feita – tudo de sal!
Um tipo de cidade subterrânea, com direito a museu, cafeteria, capela, espaço para show e até internet sem fio, fica na Mina de Sal de Praid, a 350 quilômetros de Bucareste (Romênia). O local, a 160 metros de profundidade e aberto ao público, é muito procurado por pessoas com problemas respiratórios, como bronquite e asma: acredita-se que o ar, com maior pressão atmosférica, ajude no tratamento.
O Underground Salt Museum, em Hutchinson, no Kansas (Estados Unidos), é um museu dentro de um dos maiores depósitos de sal do mundo. Inaugurado em 2007, fica 200 metros abaixo da superfície e tem cerca de 100 quilômetros de extensão. Visitantes são guiados pela história da mineração e podem se aventurar – dá para visitar partes inexploradas (usando capacete com lanterna e aparelho para respiração).
Você sabia que...
Dá para explorar parte da Mina de Sal Wieliczka pelo Google Street View? Acesse este link e faça
uma boa viagem!
Leia também: Da Muralha da China ao Cristo Redentor: Conheça as 7 Maravilhas do Mundo Moderno
Feiticeiros de Waverly Place: Entenda a ausência de Max Russo em nova série
Shrek: A princesa que poderia ter frustrado os planos de Lord Farquaad
Feiticeiros de Waverly Place: Veja os personagens que retornam em nova série
5 semelhanças entre 'Os Vilões de Valley View' e 'Os Feiticeiros de Waverly Place'
iCarly terá filme? Miranda Cosgrove comenta possibilidade
Hanni manda mensagem aos fãs em meio a conflito com HYBE e ADOR