Conheça alguns fatos curiosos sobre a Disney, que completa 100 anos nesta segunda-feira, 16
Daniela Bazi Publicado em 16/10/2023, às 16h00
Nesta segunda-feira, 16, a Disney completa 100 anos de existência. Isso porque, em 1923, exatamente neste dia, Walt Disney e seu irmão, Roy Disney, assinaram contrato com MJ Winkler para realizar a produção da série de curtas “Alice Comedies”, dando início a The Walt Disney Company.
Para comemorar o centenário de um dos estúdios mais importantes na história do entretenimento, a RECREIO separou cinco curiosidades sobre a Disney que talvez você não conhecia. Confira!
Ao longo de sua existência, a Disney já foi indicada a inúmeros prêmios. Somente no Oscar, considerado como uma das principais premiações do cinema, o estúdio conta, até o momento, com 48 estatuetas, conforme informado pelo portal O Tempo, sendo o maior vencedor do evento.
Além disso, em 1939, durante a 11ª edição, Walt Disney foi homenageado com um Oscar Honorário por “Branca de Neve e os Sete Anões”, devido a sua contribuição para a história do cinema ao lançar o primeiro longa-metragem animado. Na ocasião, Walt recebeu da atriz mirim Shirley Temple uma estatueta do tamanho comum, acompanhada de sete miniaturas, representando os sete anões.
Uma das franquias mais lucrativas e populares já lançadas pela Disney em seus 100 anos de trabalho é, com certeza, a das Princesas Disney. Composto hoje por 12 garotas, apesar de terem personalidades completamente diferentes, algumas personagens apresentam características em comum, como o fato de que, grande maioria, é filha única.
No entanto, existem alguns nomes que são exceção a este fato, e são conhecidas exatamente por terem irmãos. São elas: Merida, de “Valente, Ariel, de “A Pequena Sereia”, além das protagonistas de “Frozen”, Anna e Elsa.
Walt Disney é conhecido em todas as partes do mundo principalmente por seu trabalho na indústria da animação. O cineasta é responsável por alguns dos marcos mais importantes no mundo dos filmes animados, como o lançamento da primeira animação feita no formado de longa-metragem na história do cinema.
No entanto, Disney também chegou a trabalhar em alguns filmes live-action. O primeiro foi “A Ilha do Tesouro”, lançado em 1950. Já em 1954, participou de “20.000 Léguas Submarinas”, que adaptava a obra escrita por Júlio Verne, um escritor francês.
Lançado em 1964, “Mary Poppins” é um dos grandes sucessos já produzidos pela Disney. O longa, que é conhecido por unir animação com vida real, é uma adaptação da obra de mesmo nome escrita por Pamela Lyndon Travers, e publicada em 1934.
A produção é, até hoje, o filme da Disney que mais levou estatuetas do Oscar para casa, com cinco vitórias: Melhor Edição de Cinema, Melhor Música Original por “Chim Chim Cher-ee”, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Canção e Melhor Atriz, com a protagonista Julie Andrews.
Durante o período da Primeira Guerra Mundial, Walt Disney adquiriu o péssimo hábito de fumar, e vício em cigarro, infelizmente, acabou lhe custando um preço alto. Em 1966, o icônico cineasta foi diagnosticado com câncer de pulmão, doença responsável por causar sua morte em dezembro do mesmo ano, aos 65 anos de idade.
Antes de falecer, Walt estava trabalhando na produção de sua próxima animação, “Mogli — O Menino Lobo”, que só seria lançada oficialmente em 1967, sem que o criador tivesse a oportunidade de conferir a obra inteiramente finalizada. Apesar de não ter conseguido produzir o filme até o final, Disney aparece nos créditos finais do filme, marcando seu último trabalho.
A referência a Disney escondida em 'Dragon Ball' que você não percebeu
Novo grupo feminino da SM Entertainment estreará 2025? Veja os planos!
Série de Harry Potter será conectada ao jogo Hogwarts Legacy 2
Funeral de Liam Payne deve ter tributos musicais e artistas, afirma imprensa
D23 Brasil: Confira o que você não pode levar no evento
CEO da HYBE recebe críticas por novos comentários sobre NewJeans