Conheça alguns detalhes que talvez você não sabia sobre estes animais encantadores
Sempre alerta
As girafas vivem em grupos e uma delas sempre fica de vigia, de olhos e ouvidos atentos. Ela percebe ruídos à longa distância, e seus olhos são grandes e enxergam bem. Lá de cima, ela consegue observar tudo que está até a 1 quilômetro de distância. Em caso de perigo, correm a até 50 quilômetros por hora. Se não conseguem escapar, encaram a briga e podem dar coices até em leões.
Almoço demorado
Elas passam o dia comendo folhas das árvores. Pra arrancá-las, usam a língua forte e comprida e os lábios grossos. A língua é áspera e flexível, e chega a ter 40 centímetros de comprimento. Como têm dificuldade de se abaixar, ficam entre árvores altas, que garantem um esconderijo e alimento.
Papo diferente
Como não têm cordas vocais, elas quase não emitem sons. Costumam se cumprimentar esfregando-se umas nas outras e entrelaçam os pescoços quando estão apaixonadas. Se resolvem brigar, os machos trocam pescoçadas. O pescoço, inclusive, pode ter até 4 metros de comprimento e é sustentado por sete ossos, como o de outros mamíferos.
Hora de dormir
As girafas costumam dormir em pé e por poucos minutos, pois têm de ficar espertas para evitar o ataque de predadores. Quando se sentem muito seguras, podem se deitar para descansar.
Bebezão
A girafa dá à luz em pé e o bebê cai de quase 2 metros de altura. Logo ganha lambidas e cheiradas da mãe, que assim memoriza o cheiro dele. As fêmeas do grupo se revezam para proteger todos os filhotes.
Que difícil!
Beber água é sempre uma complicação para quem tem pernas e pescoço tão longos. As girafas param na beira do rio, esticam as pernas, abaixam o pescoço e engolem rapidinho, pois nessa posição não conseguem ver inimigos.
Antenas?
Não! São cornos, que crescem junto com o animal. Quando brigam, os machos se batem com esses chifres para mostrar sua força.
Roupa estampada
Nenhuma girafa é igual a outra e cada uma tem um conjuntos de pintas diferentes. As manchas escurecem com o tempo e esse visual ajuda na camuflagem entre as falhas das árvores.