Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Jogos Olímpicos

Qual foi a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos?

Antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, descubra quem foi o primeiro medalhista de ouro na história do Brasil

por Daniela Bazi

Publicado em 25/07/2024, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Isaquias Queiroz com sua medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Phil Walter/Getty Images
Isaquias Queiroz com sua medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Phil Walter/Getty Images

Nesta quinta-feira, 25, o Brasil deu início a sua caminhada nos Jogos Olímpicos de Paris, com as disputas dos primeiros atletas. Pela manhã, Ana Luiza Caetano e Marcus D’Almeida participaram da fase de classificação do tiro com arco, além da seleção feminina de handebol, que venceu a Espanha por 29 x 18. Ainda hoje, a seleção feminina de futebol também entrará em campo, em um jogo contra a Nigéria.

Para a edição deste ano, a delegação brasileira conta com 277 atletas, sendo a terceira maior da nossa história. Além disso, as expectativas de medalhas são altas, com especialistas apostando que conseguiremos superar o número conquistado em Tóquio: 21.

Mas, antes de descobrir quem serão os campeões olímpicos de 2024, você sabe quem foi o primeiro brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos?

A primeira medalha de ouro

O título de primeiro campeão olímpico do Brasil vai para Guilherme Paraense, Tenente do Exército Brasileiro, que venceu a prova de tiro rápido (25m) na modalidade de tiro esportivo nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, em 1920, durante a primeira participação brasileira na competição.

A histórica conquista aconteceu no dia 3 de agosto, quando Guilherme garantiu o ouro ao somar 274 pontos — apenas dois pontos a mais do que o segundo colocado, o norte-americano Raymond Bracken, que levou a prata ao alcançar 272 pontos. Já o bronze ficou com Fritz Zulauf, da Suíça, com 269 pontos.

Além de se tornar o primeiro medalhista de ouro do nosso país, Paraense já havia feito história no dia anterior, ao conquistar o bronze na pistola militar (50m) por equipes, ao lado de Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Afrânio da Costa e Fernando Soledade.

No entanto, o bronze por equipes não foi a primeira medalha olímpica do Brasil. Na ocasião, ela foi conquistada ainda em 2 de agosto de 1920 por Afrânio da Costa, natural de Macaé, no Rio de Janeiro, que levou a prata na pistola livre (50m).

Vale lembrar que a disputa brasileira foi repleta de desafios. Além da emoção em marcar a primeira participação do país nos Jogos Olímpicos, nossa delegação, composta por apenas 21 atletas, passou por dificuldades na viagem do Brasil para a Bélgica, incluindo o furto de parte da bagagem.

Entre os itens roubados, estavam os materiais que seriam utilizados na disputa do tiro esportivo. Sem equipamento, os brasileiros só conseguiram participar após a delegação dos Estados Unidos se solidarizar com a situação, e emprestar revólveres e cartuchos, que nos ajudaram a levar as primeiras medalhas olímpicas na história do Brasil.