Entenda qual era a situação do nosso país antes de Dom Pedro I gritar "Independência ou morte" às margens do rio Ipiranga
Antes da Independência ser declarada, revoltas contra a monarquia já rolavam pelo Brasil. Os rebeldes queriam acabar com o controle de Portugal e foram combatidos pelo Exército. Mesmo assim, espalharam a ideia da libertação. Descubra alguns desses momentos abaixo!
Ocorreu em Minas Gerais, em 1789. Intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas se uniram contra as taxas e impostos cobrados por Portugal. O mais conhecido participante foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que acabou morto.
Em 1794, um grupo de intelectuais reunia-se na cidade para conversar sobre temas como astronomia e ciência. Aos poucos, passaram a comentar também os ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). As autoridades mandaram prender e investigar os envolvidos.
Foi em Salvador, no ano de 1798. O movimento juntou pessoas de vários setores da sociedade, que se reuniam secretamente e queriam, além da Independência, liberdade e igualdade para os cidadãos. Vários revoltosos foram presos e, alguns, expulsos do Brasil.
Aconteceu em 1817 e foi um movimento para tirar o controle do comércio local das mãos dos portugueses e ingleses. Um governo independente foi proclamado, mas os líderes logo foram presos.