Alguns monarcas conseguiram permanecer com a coroa por mais de cinco décadas. Conheça!
Em uma monarquia, o chefe de Estado conquista seu cargo principalmente pela hereditariedade, ou através de uma eleição, no qual permanecem até sua morte, ou abdicação. Entretanto, permanecer no trono não é algo simples. Atualmente, restaram apenas 45 monarquias espalhadas pelo mundo, com famílias que seguem no poder a décadas.
Conheça 5 monarcas que tiveram alguns dos reinados mais longos da história.
Pepi II e Sobhuza II disputam pelo primeiro lugar na lista de reinados mais longos. O Faraó egípcio reinou até sua morte, aos 100 anos, e ficou 94 anos no poder. Porém, nenhum dos dados relacionados a seu reinado tem comprovação, o impedindo de ocupar o primeiro lugar na lista mundial.
Todavia, Sobhuza II assumiu o trono do Reino da Suazilândia em 7 de agosto de 1903, quando tinha apenas 4 anos de idade. Seu reinado durou 79 anos e 14 dias, sendo o monarca mais longevo da África e da história já comprovado.
O último imperador brasileiro foi o que durou mais tempo no trono da história da monarquia brasileira e o monarca mais longevo das Américas. Foi deposto em 1889 após um golpe militar para instaurar a República, após 58 anos, 8 meses e 10 dias de reinado.
Vitória é tataravó da rainha Elizabeth II e era dona do recorde de maior reinado da Grã-Bretanha, antes de sua neta. O seu reinado é um dos mais notórios da história: durou 62 anos, 11 meses e 16 dias, até sua morte em 1276.
++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.