Descubra a origem do Dia das Mães, e quando a data é comemorada em outros países ao redor do mundo
Publicado em 12/05/2024, às 09h00
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado todo segundo domingo do mês de maio. A data comemorativa dedicada às mães foi decretada pelo presidente Getúlio Vargasno ano de 1932, mas não foi inventada por aqui e, diferente do que muitos pensam, também não é celebrada no mesmo dia em outros lugares do mundo.
Os historiadores consideram que a criação deste dia aconteceu nos Estados Unidos, em 1905, por uma mulher chamada Anna Maria Jarvis. De acordo com a BBC, naquele ano, Anna havia perdido a sua mãe e, para tentar diminuir a sua dor, decidiu lutar por uma data que servisse de homenagem para todo o sentimento materno.
Por ser bastante conhecida em sua comunidade, o falecimento da mulher logo gerou uma grande comoção na região, e o pedido da filha repercutiu de forma inimaginável. Seu desejo foi tão longe que conseguiu chegar ao presidente da época, Woodrow Wilson, que decretou o segundo domingo de maio como o Dia Nacional das Mães.
Além, do Brasil, alguns outros países também adotaram o segundo domingo de maio como o dia para celebrar as mães, como a Itália, a Dinamarca, o Japão, a Finlândia, o Chile, a África do Sul, entre outros. No entanto, não são todos os países que seguem esse modelo.
Portugal, Lituânia, Angola, Hungria, Moçambique, Cabo Verde e Espanha também comemoram em maio, porém no primeiro domingo. França e Suécia são mais dois países que se encontram nessa lista, contudo, a sua celebração acontece no último domingo do mês.
Já em países como a Noruega, a Argentina e a Bielorrúsia são em meses completamente diferentes. Enquanto os noruegueses comemoram no segundo domingo de fevereiro, os argentinos e bielorrussos dedicam o terceiro domingo de outubro. Na Bélgica e na Costa Rica, o Dia das Mães ocorre em agosto, enquanto em Montenegro, Rússia, Bulgária, Sérvia e Romênia é em março e na antiga Iugoslávia costumava ser comemorado duas semanas antes do natal.
Além disso, também existem alguns lugares que levam a estação em consideração, como na Palestina e no Líbano, que celebram no primeiro dia da primavera.