O último episódio de “Coração de Ferro”, disponível no Disney+, foi responsável por apresentar um vilão extremamente poderoso criado nos quadrinhos ao Universo Cinematográfico Marvel: Mephisto!
[Cuidado! Spoilers de Coração de Ferro abaixo]
Interpretado por Sacha Baron Cohen (Borat), o personagem exerceu domínio sobre Parker Robbins, o Capuz (Anthony Ramos), por meio do manto mágico que ele usava para acessar habilidades sobrenaturais, conforme visto nos seis episódios da série.
No fim, o vilão ainda conseguiu fazer um acordo com Riri Williams (Dominique Thorne), a qual ganhou veias vermelhas ao firmar um trato com o vilão para reencontrar sua melhor amiga, Natalie (Lyric Ross), que a deixou devido a um ato de violência urbana.
Afinal, quem é Mephisto?
Com a primeira aparição realizada em “Silver Surfer #3”, lançada em dezembro de 1968, Mephisto é uma criação de Stan Lee e John Buscema, o qual pode ser definido como uma das entidades sobrenaturais mais poderosas da Marvel, já que ele é um demônio que existe desde a criação do universo.
Criado inicialmente para rivalizar com o Surfista Prateado, o vilão enfrentou diversos outros personagens da Marvel tendo como principais inimigos Thor, Doutor Estranho, Franklin Richards, Doutor Destino, Feiticeira Escarlate, dentre outros que puderam encarar de frente as habilidades desse ser maligno e complicar seus planos.
Os poderes do vilão
Acontece que Mephisto tem poderes cósmicos e mágicos vindouros de seu vasto conhecimento em feitiçaria, o que faz com que ele tenha habilidades como a metamorfose e a manipulação da realidade.
Mais que isso, ele é um dos Senhores do Inferno, sendo o governante de uma parte do submundo tomada por labaredas e repleto de almas humanas que acabaram ali devido ao grande trunfo do vilão: a habilidade de convencer e manipular, já que Mephisto utiliza dos desejos que surgem do desespero humano para criar pactos que trazem consequências devastadoras aos que os aceitam. O local também guarda um exército de demônios que ajudam Mephisto em seus planos sombrios.
Vale mencionar que, com tais habilidades, Mephisto tentou corromper o Surfista propondo um acordo para que ele reencontrasse seu amor perdido, Shalla-Bal, além de provocar grandes problemas a outros personagens da Marvel, principalmente aos heróis, já que, com seus poderes, ele manipulou a realidade para criar os gêmeos Tommy e Billy, da Feiticeira Escarlate, que, ao serem absorvidos por ele, levaram a heroína a fraturar a realidade.
Outros eventos também forjados por ele culminaram na separação de Peter Parker e Mary Jane, dentre situações com nomes como Johnny Blaze, que se tornou o Motoqueiro Fantasma; Miles Morales, o Homem-Aranha; Doutor Destino e mais que acabaram sedendo aos encantadores pactos do vilão.
Uma personificação do mal, Mephisto tem ainda uma grande vantagem: ele é imortal! Apesar disso, ele não é invencível, já que os heróis da Marvel puderam derrotá-lo diversas vezes, ainda que ele sempre retornasse a sua dimensão perversa para que pudesse encontrar novas formas de persuasão para um novo plano.