Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Games / PlayStation

Férias escolares: Recursos da PlayStation para garantir a segurança das crianças

Veja como os pais podem garantir a segurança e a diversão de crianças e adolescentes nos consoles da PlayStation durante as férias escolares

Redação Publicado em 08/01/2025, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jovens jogando em um console da PlayStation - Chesnot/Getty Images
Jovens jogando em um console da PlayStation - Chesnot/Getty Images

Com as férias escolares, é comum que crianças e adolescentes desejem passar mais tempo nos videogames. A prática, no entanto, precisa ser bem monitorada pelos pais e responsáveis, para garantir a segurança dos jovens no mundo online.

Para os usuários da PlayStation, a empresa oferece uma série de ferramentas próprias de controle parental que visam garantir a diversão das crianças de forma segura e apropriada para sua faixa etária.

De acordo com Catherine Jensen, VP Global de Experiência do Consumidor da Sony Interactive Entertainment, "Queremos dar aos novos usuários, especialmente aos pais, um vislumbre de como funcionam os controles parentais disponíveis no PlayStation, onde eles podem monitorar a experiência de jogo de seus filhos. Os recursos podem ser configurados diretamente no console ou por aplicativo”.

Confira quais são os recursos disponíveis para os pais e como eles podem ajudar a manter o equilíbrio entre segurança e diversão:

1. Compartilhamento de conteúdo e controle de comunicação

Com a PlayStation, pais e responsáveis podem decidir se seus filhos poderão compartilhar conteúdos, ver as criações de outros usuários ou até mesmo se comunicar com outros jogadores na PlayStation Network. Além disso, nos consoles PS4 e PS5, também é possível desativar o navegador Web para impedir que os jovens acessem sites e aplicativos com conteúdos impróprios.

2. Gestão de uso

Por meio desta opção, é possível controlar o tempo de jogo, configurar permissões individuais, definir limites de gastos e monitorar o uso do console. Caso deseje, o responsável também poderá nomear outros adultos de confiança como guardiões para ajudar no gerenciamento.

3. Controle de tempo e restrição de idade

Para que as crianças não tenham acesso aos conteúdos impróprios para sua faixa etária, pais e responsáveis podem configurar a opção nas contas dos pequenos. Além disso, no PS5, também são enviadas solicitações de uso, quando os mais novos desejarem alguma exceção.

Já para evitar excesso de tela durante as férias, os adultos também podem definir limites diários de tempo de jogo, ajustando os horários para cada dia da semana.

4. Proteção de senha e limite de compra

Casos de crianças realizando compras de jogos sem o aviso dos pais são mais comuns do que muitos possam pensar. Para evitar este problema, os responsáveis podem controlar os gastos definindo um limite mensal diretamente em sua conta.

Além disso, para aumentar a segurança do console, os adultos podem criar uma chave de restrição de dispositivo para desabilitar a entrada de usuário convidado e bloquear alterações nas configurações de controle dos pais, e definir uma senha de login na conta para acesso exclusivo dos responsáveis.

Vale lembrar que, para utilizar as ferramentas citadas, é preciso configurar o grupo familiar na PlayStation Network e adicionar as contas das crianças como membros da família. Com isso, será possível acessar as configurações de controles dos pais não apenas no console, mas também por meio do aplicativo de celular ou na web. Para saber mais basta acessar o site oficial da PlayStation.

Leia também: Astro Bot é eleito o jogo do ano no The Game Awards 2024