O universo dos filmes 'Carros' se passa nas competições de Stock Car da NASCAR; descubra mais sobre essas e outras modalidades de corrida!
Lançado em 9 de junho de 2006 nos Estados Unidos, o filme 'Carros' completa nesta sexta-feira, 9, 17 anos desde que foi exibido pela primeira vez nos cinemas. Em comemoração a data, a RECREIO reuniu abaixo tudo o que você precisa saber sobre as modalidades de corrida do filme; confira!
Foi criada em 1950, na Europa, com um circuito de seis corridas: Reino Unido, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália — ainda levava em conta a pontuação das 500 milhas de Indianápolis, prova dos Estados Unidos, hoje na Fórmula Indy.
Atualmente, o mundial tem 20 corridas (uma é em São Paulo). Os carros chegam a 350 quilômetros por hora! O brasileiro Ayrton Senna foi tricampeão na F1, e desde 2017, o Brasil não tem um representante, visto que foi o último ano em que Felipe Massa, o até então responsável por configurar a participação do Brasil, disputou a fórmula 1.
A NASCAR, criada em 1948, é a associação que regula as corridas de Stock Car dos Estados Unidos – sigla para National Association for Stock Car Auto Racing. A modalidade, presente no Brasil desde 1979, é uma disputa entre carros de série: têm o mesmo formato dos vendidos para a população, mas com adaptações. As provas acontecem em um circuito oval – em retas, os carros chegam a 340 quilômetros por hora.
Diferentemente da F1, em que as equipes fabricam os carros, aqui uma única empresa produz os veículos. Assim, eles são iguais, além de mais pesados para a proteção dos pilotos (não há recuo para momentos de batida). A velocidade é de até 350 quilômetros por hora e uma das etapas mais famosas é a das 500 milhas de Indianápolis. O Brasil tem pilotos como Hélio Castroneves.
A mais nova entre as competições automobilísticas foi criada em 2014. O nome vem do fato de que apenas carros elétricos podem competir. Os circuitos são parecidos com os da Fórmula 1 e os veículos atingem cerca de 250 quilômetros por hora. Os representantes brasileiros contam como nomes como Lucas di Grassi. Além disso, em 2018, a cidade de São Paulo recebeu a competição pela primeira vez no Brasil.
Considerada a maior corrida do planeta, dura 24 horas! Disputada na França, em um circuito que usa parte de estradas, tem uma reta com mais de 5 quilômetros, onde os carros mais rápidos passam cerca de 1 minuto perto dos 300 quilômetros por hora! Em 2017, o Brasil teve oito pilotos inscritos para a prova, que aconteceu em 18 de junho daquele ano.