Quando ela está acima do peso, pode ser bastante prejudicial para a sua coluna vertebral. Entenda!
Quando está pesada demais, a mochila se torna um risco para a sua coluna vertebral. O corpo de uma criança é como o de uma planta que está crescendo e pode se desenvolver da forma errada. Ao carregar itens demais, você pode acabar tendo escoliose (desvio lateral na coluna) e cifose (desvio para frente na coluna).
De olho no crescimento
Os problemas causados pelo uso de uma mochila inadequada aparecem, em geral, entre os 11 e 14 anos de idade, quando atingimos a maturidade óssea (os ossos já estão de um tamanho parecido com o que terão na fase adulta). Por isso, é preciso tomar cuidado desde cedo.
Do jeito certo
Antes de sair de casa com a mochila nas costas, fique ligado em alguns detalhes: verifique se as duas alças estão ajustadas na mesma altura; carregue sempre a mochila nas costas, e não nas mãos; e não deixe que ela ultrapasse 10% do peso do seu corpo (por exemplo: se você tem 26 quilos, sua mochila deve pesar, no máximo, 2,6 quilos).
Tudo em dia!
Para não sobrecarregar a sua companheira de todos os dias, leve apenas o que vai precisar na escola. Deixe álbuns de figurinhas, brinquedos e jogos em casa, para quando voltar.
Para aliviar a carga, uma boa solução é usar mochila com rodinhas. E atenção: fique longe das que têm apenas uma alça, pois o peso não fica bem dividido nas suas costas. Se você sentir alguma dor ou incômodo nas costas, converse com seus pais para que eles procurem o médico especializado!
Consultoria: Wander Ama (ortopedista do Hospital Nove de Julho).