Ícone do site

Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro” em Guarulhos, SP - Divulgação/ Fernanda Fluguel

Escola

Belo Horizonte e Contagem recebem a expedição multidisciplinar “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”

Gratuita, a programação desperta curiosidade, engajamento e pertencimento das participantes ao apresentar mulheres importantes das áreas de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)

Publicado 31/03/2022

A partir de 29 de março, a expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”, idealizada pela plataforma de conhecimento Força Meninas, promove atividades para apresentar histórias inspiradoras de mulheres na ciência para crianças de 6 a 17 anos do ensino público das cidades de Belo Horizonte e Contagem.

O projeto tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, especialmente ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, por meio de representações teatrais e oficinas práticas. Cinco jovens vencedoras do prêmio “Mude o Mundo Como Uma Menina” – também realizado pela Força Meninas – darão palestras sobre suas experiências pessoais.

Viabilizada pela Lei do Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ArcelorMittal e IBM, a expedição passará por 17 cidades situadas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Construída em parceria com a Cia Realejo, a peça “Uma Janela Para O Mundo” é uma das atividades programadas. Conta a história de duas meninas, que vivem em décadas diferentes – Luna está em 2022 e Estela em 1922 – e decidem criar uma máquina do tempo para fugir dos problemas de seus mundos. A peça homenageia as cientistas brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola.

Além de participarem de oficinas makers, as crianças também vivenciarão na prática conceitos de linguagem computacional, eletrônica e até uma experiência de realidade virtual.

Ao término do programa, será entregue a cada participante um livreto escrito por Déborah De Mari, que narra a vida de 10 mulheres de destaque nas carreiras de STEAM. Dentre elas estão a engenheira Carol Shaw, a bióloga e educadora Bertha Lutz e a matemática Ada Lovelace.

A iniciativa rodará o país durante quatro meses, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Belo Horizonte, Contagem, Goiânia, Piracicaba, Suzano, Mauá, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju, Camaçari e Salvador. Ficará uma semana em cada cidade e os protocolos sanitários locais serão cumpridos. As apresentações terão também transmissão em libras e infraestrutura acessível para pessoas com deficiência (PcD).

“A expedição é um convite para meninas descobrirem seu potencial, conhecerem e se inspirarem em mulheres que romperam barreiras em áreas dominadas por homens, e sonharem com novos futuros. A participação de meninos é muito bem-vinda na construção deste futuro mais igualitário. Nossa expectativa é que mais de 40 mil crianças sejam impactadas pelo ‘Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro’”, conta Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas e idealizadora do projeto.

Força Meninas também abre inscrição para crianças interessadas participarem gratuitamente das atividades. Para isso, basta fazer o cadastro pelo site.

Sinopse do espetáculo “Uma Janela Para o Mundo”

O espetáculo infantil “Uma Janela Para o Mundo”, uma criação da Força Meninas em colaboração com a Cia Realejo, conta a história de Luna e Estela, meninas inventivas insatisfeitas com suas realidades. O caso é que há um século entre elas: Estela vive em 1922 e Luna, em 2022. Mas ambas decidem criar uma máquina do tempo e fugir dos problemas de seus mundos. A máquina, porém, leva as duas para o laboratório de Celeste, uma espécie de alquimista e cientista que habita algum lugar do tempo-espaço. Neste mundo mágico, as duas conhecem mulheres reais pioneiras nas áreas da ciência e da tecnologia que inspiram suas jornadas.

Além disso, o encontro das três personagens abre janelas para seus próprios mundos e muda para sempre o rumo de suas vidas. As brasileiras Ada Rogato, Enedina Alves e Aida Espinola são algumas das mulheres homenageadas pela peça.

Oficinas:

1. Viagem à lua com Katherine Johnson – Oficina de Engenharia e Pensamento Computacional

Nesta oficina, as crianças farão uma viagem para a Lua. Mas, para isso, será necessário construir um foguete para chegar até lá. Pensamento computacional e conceitos de engenharia serão colocados em prática nesse desafio. E aí, topa entrar nesta jornada?

2. Criando Jogos com Carol Shaw – Oficina Circuito e Eletrônica

Nesta oficina, será criado um jogo de tabuleiro por meio da construção de um circuito de papel. As participantes aprenderão como gamificar o tabuleiro, e a missão será chegar ao final dele para acender a luz de suas ideias – o que simboliza a capacidade criativa das crianças. Conceitos de games, eletrônica, resolução de problemas e trabalho em equipe são algumas das habilidades desenvolvidas nessa atividade.

3. Se eu posso ver, eu posso ser com Ada Lovelace – Experiência de Realidade Virtual

Nesta oficina, as crianças receberão um livreto contando a história de mulheres inspiradoras que transformaram o mundo através de suas descobertas e invenções. Após conhecer as histórias delas, serão convidadas a desenhar como se imaginam no futuro. O resultado dessa
atividade é uma experiência de realidade virtual que os participantes poderão levar para casa.

Serviço Expedição “Meninas Curiosas, Mulheres de Futuro”

Belo Horizonte

Local: Instituto de Educação de Minas Gerais

Endereço: Rua Pernambuco, 47 – Funcionários, Belo Horizonte

Data:
De 29 de março a 01 de abril

Local: Shopping Del Rey

Endereço: Av. Presidente Carlos Cruz, 3002 – Pampulha, Belo Horizonte

Data: 02 de abril

Horário: 10h30 e 16h30

Inscrições para Belo Horizonte pelo site

Contagem

Local: Praça do Divino

Endereço: Praça do Divino – Jardim Laguna, Contagem

Data: De 4 a 9 de abril

Inscrições para Contagem pelo site

Leia também

Sair da versão mobile