Veja 5 tradições comemoradas ao redor do mundo que só acontecem em anos bissextos, ou seja, no dia 29 de fevereiro!
Sabia que o ano de 2024 tem um dia extra? Isso porque, este ano é bissexto, ou seja, há um dia a mais do que o ano normal no calendário: 29 de fevereiro. Essa regra é aplicada há mais de dois mil anos, visto que foi implementada pelo imperador romano Júlio César por volta de 45 a.C!
A adição dessa data ocorre há cada quatro anos, pois a Terra demora mais de 365 dias para dar uma volta em torno do Sol, assim o tempo restante (5 horas, 48 minutos e 56 segundos) é arredondado o para 6 horas e após quatro anos há o horário total de um dia, 24 horas.
Ainda que para alguns simbolize apenas mais um dia comum, para outros o dia 29 de fevereiro é repleto de celebrações, já que diversos países desenvolveram tradições para comemorar a chegada da data que só acontece duas vezes em uma década — conheça 5 delas abaixo!
Aqueles que nasceram no dia 29 de fevereiro ganham uma festa de aniversário especial na cidade de Anthony, fronteira entre os Estados do Texas e Novo México.
A agora autoproclamada a “Capital Mundial do Ano Bissexto”, sedia o evento conhecido como Leap Year Festival (Festival do Ano Bissexto), criado justamente para reunir aqueles que vieram ao mundo nessa data, e conta com a presença de pessoas de diversas parte do mundo.
Idosos têm mais chances de falecer em um ano bissexto? Uma crença popular entre a população de Taiwan afirma que sim, e para evitar que isso aconteça, é comum que as filhas preparem macarrão com pé de porco para seus pais, já que há a crença de que o prato traz saúde e fortuna.
Além disso, há uma forma correta de servir: é necessário que a massa esteja inteira, em fios longos, para simbolizar a longevidade, assim como é preciso que a tigela seja virada antes de comer, já que a ação representa uma virada total da sorte.
Na França, o dia 29 de fevereiro é responsável por levar os franceses as bancas em busca de um jornal humorístico lançado apenas nessa data: o “La Bougie du Sapeur”.
Publicado pela primeira vez em 1980, o jornal tem como inspiração de seu título um antigo personagem francês de quadrinhos que nasceu nessa data e contando ao todo com 11 edições lançadas, é a publicação menos frequente já existente.
Em Kildare, na Irlanda, a data corresponde ao "Ladies Priviledge" (o Dia do Privilégio das Mulheres), criado para que as mulheres tivessem a chance de se ajoelhar e pedir os homens que amavam em casamento. Conforme explicado pelo portal O Tempo, esse costume surgiu por volta do século V quando, até então, os homens eram os que tinham o dever de pedir as mulheres em casamento.
Além da tradição de pedidos de casamento, há também a de presentes. Isso acontece no sudoeste da Alemanha, no Estado da Renânia-Palatinado, quando as garotas tem a chance de reproduzir o mesmo costume dos meninos: presentear a pessoa amada com uma pequena bétula decorada com fitas, colocada na porta da pessoa amada.
A vez dos meninos ocorre na véspera do Dia de Maio, que acontece na primeira segunda-feira de maio. Enquanto o dia 29 de fevereiro, corresponde a data em que as garotas tem a chance de deixar o agrado na porta daquele que têm o seu amor.