Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dia Nacional do Livro Infantil

11 histórias brasileiras para ler no Dia Nacional do Livro Infantil

Confira algumas histórias nacionais incríveis para você conhecer e apresentar aos pequenos para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

Redação Publicado em 18/04/2025, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Criança lendo - Pixabay
Criança lendo - Pixabay

Iniciar o hábito de leitura na infância é como desenvolver um superpoder para a vida toda: desperta a imaginação, expande o vocabulário, e ainda faz a mente e a criatividade voarem!

Por isso, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, selecionamos histórias que abrem portas para mundos mágicos, ensinam com leveza e acolhem o olhar curioso das crianças. São narrativas de autores brasileiros para fazer rir, pensar, imaginar e sentir a cada página virada.

Nesta lista, você vai encontrar fantasia, rimas, mitologia e até narrativas bíblicas contadas de forma acessível! Tem poesia na chuva, caranguejo rabugento, lobo atrapalhado, cachorros descobrindo a amizade, príncipes fora do padrão… e muito mais para encantar os pequenos leitores. Confira as indicações e escolha a próxima leitura que vai acompanhar as crianças nesta data especial:

1. O Caranguejo Irritado em: este livro é meu! (E eu não te empresto)

Autores: André Catarinacho e Flávia Borges

O Caranguejo é um animalzinho muito rabugento e não gosta de dividir nada – nem brinquedos, nem histórias, muito menos este livro! Para afastar os leitores, ele usa caretas, protestos e até um alfabeto de coisas nada convencionais. Mas será que o protagonista vai conseguir afastar os curiosos? Com bom-humor e psicologia reversa, esta divertida história ensina as crianças a importância de compartilhar, lidar com frustrações e descobrir que dividir pode ser mais divertido do que parece.


2. O tempo lá fora

Autora: Clara Gavila

Em uma manhã chuvosa, a mãe apressada e sua filha curiosa embarcam numa jornada de encantamento e descoberta. Enquanto a adulta se preocupa com prazos e e-mails, o olhar infantil se detém ao cheiro da chuva e à dança do vento. Com aquarelas delicadas e texto poético, a escritora e ilustradora Clara Gavilan convida a redescobrir a magia escondida no cotidiano, e a desacelerar para viver o presente com a ternura da infância.


3. O livro das virtudes bíblicas

Autor: Paulo Debs

Ensinar as mensagens da Bíblia para crianças pode ser um desafio, especialmente quando os textos originais apresentam linguagem ou conceitos mais complexos. Por isso, o premiado autor de livros infantis e ilustrador Paulo Debs utiliza rimas, diálogos e ilustrações coloridas para recontar passagens bíblicas de forma acessível aos pequenos leitores. Além de facilitar o aprendizado da Palavra de Deus, esta leitura também incentiva a aplicação prática de valores cristãos desde a infância, como honestidade, perseverança, amor e fé.


4. Só sei que foi assim (vol. 2)

Autora: Fernanda de Oliveira

Por meio de uma linguagem lúdica, a escritora Fernanda de Oliveira mescla elementos da tradição oral e da literatura de cordel para recontar a origem de músicas infantis conhecidas como Papagaio Louro, Sapo-Cururu, Alecrim Dourado, Terezinha de Jesus, Dona Aranha, entre outras. O livro traz ainda xilogravuras de J. Borges e Pablo Borges, arranjos musicais de Giordano Pagotti e vídeos animados por QR Codes, permitindo que os pequenos leitores tenham uma experiência interativa com as cantigas. 


5. Perdidos no tempo e o olho do ciclope

Autora: Leslie Szabo

Após intensa tempestade, um portal enigmático se abre no pacato bairro do Parque dos Cata-Ventos, onde os primos Ísis, Íris, Dédalo, Ícaro, Diana e Ártemis se reuniam. Mas quando tentam ajudar um menino da Grécia Antiga a voltar para casa, acidentalmente eles são transportados ao passado, onde enfrentarão deuses temperamentais, criaturas mitológicas e desafios inesperados para encontrar o caminho de volta ao lar. Com bom-humor, a autora Leslie Szabo une história, mitologia e fantasia para deixar lições sobre o poder da amizade e o valor do conhecimento. 


6. Bzzz! O livro das onomatopeias

Autores: Raul Marques e Elma Elma

São tantos sons ao nosso redor. E eles podem ganhar vida em pequenas palavras. din-don, atchim, vrum… Que criança não reconhece esses sons? Neste livro, Raul Marques e Elma nos convidam para uma pequena aventura pelas delicadezas do cotidiano de uma criança. E de uma abelha. 


7. Turma da Mônica e o Mistério dos Superpoderes Mentais

Autores: William Sanches e Mauricio de Sousa

William Sanches e Mauricio de Sousa se unem para trazer uma obra inspiradora e transformadora que vai encantar crianças e adultos. Em Turma da Mônica e o Mistério dos Superpoderes Mentais, você será levado a uma jornada fascinante sobre o poder do pensamento positivo e como ele pode mudar nossas vidas. Este livro é um convite para uma vida mais feliz, plena e realizada. 


8. Cachorro Preto! Cachorro Branco!

Autora: Danielle Felicetti Muquy

O Cachorro Preto não gostava do Cachorro Branco. E o Cachorro Branco também não ia com as fuças do Cachorro Preto. Mas por que eles não gostavam um do outro? Descubra, junto com esses cachorrinhos adoráveis, as verdadeiras cores da amizade. 


9. A Toda Velocidade

Autores: Josephine Mark e Renan Amorim Santos

O código lupino é sagrado: um lobo deve cuidar de alguém que salvou sua vida. Não se brinca com essas coisas na floresta. E nesse dia, por acaso, durante sua consulta médica, um coelhinho conseguiu deter a bala de um rifle que atingiria um lobo solitário. A este só lhe restava ajudar o bichinho a fugir do caçador que criou uma birra com eles.


10. Príncipes em Marcha!

Autora: Thais Linhares | Editora: Cortez Editora

Este livro conscientiza sobre o fardo das expectativas de uma sociedade pautada em padrões inatingíveis de gênero, que perpetuam discriminação, violência e injustiça. Aqui, os heróis dos contos de fadas unem forças para romper preconceitos e acabar com estereótipos, promovendo debate sobre a masculinidade ao mostrar que meninos choram, sentem medo e não precisam vencer todas as batalhas. 


11. O Lobo Lobato e a Chapeuzinho Vermelho

Autor: Donaldo Buchweitz | Editora: Ciranda na Escola

Ele não era o lobo mau. Ele era o Lobo Lobato. Chapeuzinho vermelho e o Lobo Lobato quase se encontraram na floresta... Foi por pouco. Ela passou com sua cesta, cantarolando. Ele ficou escondido atrás da árvore, tremendo, com medo de que ela o visse e lhe atirasse alguma coisa na cabeça. Corra para dentro desta história e descubra que lobo é o Lobato!