Ícone do site

Preta Gil é homenageada pela Turma da Mônica - Reprodução Instagram/pretagil/Maurício de Souza Produções

Turma da Mônica

Turma da Mônica presta emocionante homenagem a cantora Preta Gil

Posterior ao falecimento da cantora e atriz Preta Gil no último domingo (20), quadrinhos de Maurício de Souza presta homenagens a artista

Publicado 25/07/2025

A Turma da Mônica prestou uma homenagem à cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo, 20, aos 50 anos, após enfrentar luta contra câncer de intestino. Em uma ilustração publicada no perfil oficial dos personagens de Mauricio de Sousa, a artista aparece sentada sobre um arco-íris, vestida de branco, ao lado de Mônica e Milena, que levantam os braços em gesto de despedida.

O desenho foi acompanhado da legenda: “O amor da gente é como um ‘drão’. Preta deixou um vazio no coração do Brasil, mas também deixou um amor que cresceu, germinou e agora vive para sempre.”

A homenagem foi feita na mesma semana em que amigos, fãs e familiares se despediram da cantora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde o corpo foi velado nesta sexta-feira, 25. No local, foi instalado um telão de LED com imagens da artista, além de uma área reservada para a família e convidados. Segundo a Prefeitura do Rio, a operação do evento contou com apoio da Guarda Municipal, Comlurb, COR e CET-Rio.

A data do velório coincidiu com o ‘Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha’. Preta Gil, que teve sua trajetória marcada pelo ativismo contra o racismo e pela defesa do amor-próprio e da autoestima, foi lembrada também por sua atuação como figura pública na luta por representatividade.

Vale lembrar que a Mauricio de Sousa Produções mantém a tradição de homenagear figuras nacionais e internacionais reconhecidas mundialmente ao falecimento delas através dos quadrinhos tão característicos, como aconteceu em agosto de 2024 quando foi anunciado a morte de Silvio Santos, um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, e o Papa Francisco, em abril deste ano.

Sobre Preta Gil

Preta Gil foi cantora, atriz, empresária e uma das vozes mais atuantes na defesa da diversidade no cenário artístico brasileiro. Filha de Gilberto Gil, construiu uma carreira própria marcada por posicionamentos firmes contra o racismo, a gordofobia e o preconceito. Com uma discografia que transitou pelo pop, samba e axé, também se destacou pelo bloco “Bloco da Preta”, um dos mais populares do carnaval carioca, além de atuar em teatros e na televisão.

Leia também

Sair da versão mobile