Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica - Origens

Turma da Mônica - Origens: Elenco adulto revela memórias favoritas com os personagens

'Turma da Mônica - Origens' é a nova série inspirada nos icônicos personagens de Mauricio de Sousa que chega ao Globoplay ainda este mês

por Izabela Queiroz

Publicado em 21/10/2024, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco adulto de "Turma da Mônica - Origens" - Divulgação/Globoplay
Elenco adulto de "Turma da Mônica - Origens" - Divulgação/Globoplay

Em "Turma da Mônica - Origens", série que chega ao Globoplay no dia 24 de outubro, os fãs de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Milena podem conferir uma fase inédita da vida dos icônicos personagens de Mauricio de Sousa, já que nos episódios ele podem ser vistos como adultos pela primeira vez!

A trama, que também apresenta um contexto totalmente novo, aborda como a Turma se conheceu, e tem duas linhas do tempo diferentes, uma formada pelo elenco infantil, onde Bernardo Faria, Sabrina Souza, Giovanna Urbano, Felipe Rosa e Manu Colombo são os interpretes do quinteto, e outra pelo elenco adulto onde os amigos aparecem na melhor idade vividos por Paulo Betti, Dhu Moraes, Louise Cardoso, Daniel Dantas e Malu Valle.

Assim como na série, em que os personagens são vistos em épocas de vida diferentes, as histórias de Turma da Mônica também ultrapassam gerações, visto que esse universo situado no bairro do Limoeiro surgiu no final da década de 1950, quando as histórias ainda eram publicadas no formato de tirinhas no jornal, fazendo parte da memória não só dos atores mais jovens, como também do elenco adulto.

Pensando nisso, a RECREIO questionou os intérpretes da Turminha em uma coletiva de imprensa virtual realizada nesta segunda-feira, 21, se há alguma memória eles tenham tido com os gibis de Turma da Mônica ou com algum personagem em particular que eles não conseguem responder.

Turma da Mônica participou da minha vida, da minha adolescência, da minha infância, e é muito louco hoje estar fazendo um personagem na turma da Mônica, sendo o pai de um de uma das personagens da Turma, né?, disse Rocco Pitanga, que dá vida ao pai de Milena.

Louise Cardoso, intérprete da forte Dona Mônica, relembrou que lia as histórias na adolescência, e a Dona Pedra, uma pedra falante com a qual o Bidu conversa em suas histórias, era a personagem que mais gostavam de acompanhar.

Eu lia [Turma da Mônica] quando era adolescente”, começou explicando. “Eu adorava uma pedra que tinha, que de vez enquanto tinha que contar a história e ela falava ‘mas eu sou uma pedra’, adorava isso. Aí depois que me chamaram para fazer a Mônica, eu comecei a ler de novo e viciei legal. Meus amigos aqui do elenco são testemunhas, eu ficava lendo durante as gravações. É genial!

Quanto a Paulo Betti, que conquistou o papel de Cascão, o ator relembrou como as tramas da Turma fizeram parte da história da sua própria família de forma natural.

Eu tenho muito essa lembrança que atravessa o tempo. Quando eu era garoto era um universo muito presente, e agora eu tenho dua filhas já, uma delas já adulta, outra adolescente, mas quando eram crianças as duas eram muito ligadas em Turma da Mônica, e é engraçado porque não foi algo que levei, Turma da Mônica veio muito por conta delas e é muito louco a força que isso tem. Hoje eu tenho em casa dezenas de gibis da Mônica porque a gente ia à banca e comprava de dez em dez.

Malu Valle, que dá vida a Magali na fase adulta, também trouxe reflexões sobre como os personagens a impactatam, já que eles se tornaram referências para definir as personalidades das crianças.

Eu acho que são personagens que ficaram icônicos. Por exemplo, eu adoro comer, sempre fui muito comilona, então tinha sempre essa comparação ‘ah, ela é que nem a Magali’. O mesmo quando a amiga era brava, e diziam ‘cuidado que ela vai rodar o coelho’, ou quando a criança que não gosta de tomar banho e as pessoas brincavam ‘ih parece o Cascão’. Apesar de a minha infância também estar ligada mais em Luluzinha, na adolescência isso veio forte e acho que é uma coisa que permanece até hoje.

A mãe de Cebolinha, a Dona Cebola, é vivida por Fafá Rennó, atriz que relembrou que Turma da Mônica sempre esteve presente no âmbito escolar.

Eu lembro muito de que, na escola, as provas tinham sempre ligação com alguma coisa da turma da Mônica e nas férias de janeiro eu esperava sair o Almanacão de férias da Turma da Mônica. A história perpassa várias gerações e vários momentos, mas comigo, principalmente, tinha uma questão muito forte com relação à educação, a Turma me educou, aprendi a ler com a Turma da Mônica.

Por fim, Fernanda Ross, que vive a mãe de Milena, contou como a representatividade se tornou importante para a sua própria vivência, já que na infância não havia personagens negros na Turma. 

Como a maioria aqui, eu lia muito a turma da Mônica, e na minha época não tinha Milena ainda. Uma vez, meu pai falou ‘nossa filha, você fica lendo essas histórias que não tem família como a gente, que povo é esse?’ e eu só respondi ‘deve ser de outro planeta né, pai?’. Eu não via o peso daquela pergunta e quando eu falei com ele, depois que cresci e entendi que o planeta era aqui mesmo, e contei que fui aprovada para fazer a mãe da Milena, foi muito bonito, ele falou ‘você lembra quando eu te perguntei cadê a família preta dessa história e agora você é a mãe da Milena?’

"Turma da Mônica - Origens" acompanha a Turma se reunindo para celebrar os 63 anos de amizade durante a passagem de um raro cometa. Mas, após uma luneta cair na cabeça de Dona Mônica, ela perde as memórias com os amigos, fazendo com que eles façam uma viagem ao passado para fazê-la lembrar de como foi quando se conheceram, aos sete anos, no Limoeiro Palace Hotel.