Após controvérsia sobre escalação estereotipada de dois atores de 'Power Rangers', o roteirista Tony Oliver se desculpa com o público
Tony Oliver, roteirista-chefe de 'Mighty Morphin Power Rangers', se desculpou publicamente pelas escalações consideradas racialmente insensíveis na série original, exibida pela primeira vez em 1993. Em novo episódio da série documental 'O Lado Sombrio de Hollywood', do canal Investigation Discovery, ele classificou como "um erro" a decisão de escalar um ator negro e uma atriz asiática para interpretar, respectivamente, o Ranger Preto e a Ranger Amarela.
Segundo o Oliver, na época da produção, a equipe não se atentou ao impacto simbólico dessas escolhas, dizendo: “Nenhum de nós está pensando em estereótipos”. No episódio intitulado "O Lado Sombrio dos the Power Rangers", ele também afirmou que apenas após uma reunião, quando um assistente apontou a associação entre as cores e a etnia dos personagens, percebeu a conotação estereotipada. “Foi um erro enorme”, declarou.
Walter Emanuel Jones, que interpretou Zack Taylor, o Ranger Preto, e Thuy Trang, que viveu Trini Kwan, a Ranger Amarela, participaram da série nas duas primeiras temporadas. O roteirista ainda explicou que a participação dos dois foi o fator determinante para a série ir ao ar.
Imagens de bastidores exibidas no documentário mostram que parte do elenco tinha consciência das associações feitas. Em uma das gravações, Jones brinca: “Meu nome é Walter Jones, eu interpreto Zack. Eu sou negro e interpreto o Ranger Preto – vai entender”.
A controvérsia foi abordada por outros membros da equipe, por exemplo,em uma entrevista de 2013 do co-criador da série, Shuki Levi, quando o mesmo afirmou que as decisões de elenco não foram intencionais, justificando que ele e Haim Saban cresceram em Israel e não estavam familiarizados com as discussões raciais nos Estados Unidos.
Não foi intencional de qualquer forma. Na época, Haim [Saban] e eu éramos novos nesse país. Nós não crescemos no mesmo ambiente que existe na América quanto as questões raciais. Nós crescemos em Israel, onde ser uma pessoa negra, era como qualquer outra. Não é algo que falávamos toda hora. Não era um grande problema".
Em publicação feita nas redes sociais nesta quarta-feira, 9 de abril, o ator do Ranger Preto comentou a repercussão sobre o figurino de seu personagem. “Entendo o impulso de abordar o que pode ser visto como insensibilidade cultural”, escreveu no Instagram. “Mas chamá-lo de ‘erro’ descarta o impacto que teve em inúmeras pessoas que encontraram inspiração e representação no primeiro super-herói negro da TV.”
Ver essa foto no Instagram
A atriz Amy Jo Johnson, que interpretou a Ranger Rosa, também se manifestou. “Walter Jones fazia piadas de bom humor sobre isso. Acho engraçado, desde que não tenha sido intencional. Mas, sinceramente? Qual foi. Isso não aconteceria hoje em dia.”
'Mighty Morphin Power Rangers' estreou no Brasil em outubro de 1994 no canal Fox Kids, e passou a ser exibido na TV Globo em janeiro de 1995. A série teve três temporadas e foi sucedida por 'Power Rangers Zeo'.
O documentário série 'Hollywood Demons', ou em português intitulado 'O Lado Sombrio de Hollywood', está disponível na plataforma Max.