Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Resistente à furacões? Veja como o Disney World foi construído

Localizado em Orlando, o Walt Disney World está dentro da rota do Furacão Milton, que deverá afetar a Flórida, nos Estados Unidos, nesta noite

por Daniela Bazi

Publicado em 09/10/2024, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parque Magic Kingdom, do Walt Disney World - Joe Raedle/Getty Images
Parque Magic Kingdom, do Walt Disney World - Joe Raedle/Getty Images

Nos últimos dias, os olhos do mundo estão voltados para a Flórida, nos Estados Unidos, que deverá ser atingida pelo Furacão Milton entre hoje e amanhã, com ventos chegando até 250km/h, considerado como um dos piores nos últimos 100 anos.

Conforme repercutido pelo UOL, a cidade de Orlando, conhecida principalmente pelos parques temáticos — que já anunciaram seu fechamento temporário —, está dentro da rota do furacão. Segundo a CNN Brasil, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos espera que o fenômeno chegue à região por volta das 23h de hoje no horário local (por volta de 00h no horário de Brasília), com força de categoria 3 ou 4.

Com a repercussão da notícia de que o Furacão Milton atingiria Orlando, muitos fãs internacionais também passaram a se perguntar se o Walt Disney World poderá sofrer danos graves com a passagem da tempestade.

Prevenção contra tragédias climáticas

De acordo com a People, o Walt Disney World fechou seus quatro parques e o Disney Springs na tarde desta quarta-feira, 9, e ainda não possui previsão para reabertura. Essa é a sexta vez na história que o resort fecha, com as outras cinco acontecendo em 1999 devido ao Furacão Floyd; em 2001 após os atentados do 11 de setembro; em 2017 devido ao Furacão Irma; em 2020 por causa da pandemia da Covid-19; e em 2022 durante a passagem do Furacão Ian.

Além disso, um artigo do Orlando Weekly publicado em 2019 aponta que o resort é inteiramente preparado para situações como essas, possuindo estruturas capazes de “suportar pelo menos um furacão de categoria 3 de nível médio a alto, com pouca ou nenhuma preparação”.

O veículo ainda aponta que todos os edifícios do Disney World seguem os chamados Códigos de Construção EPCOT desde 1970, que contam com padrões de segurança extremamente rigorosos, descritos pelo Distrito de Supervisão de Turismo da Flórida Central como códigos que “excedem a regulamentação tradicional”, justamente para garantir atrações únicas e seguras.

Uma prova desse cuidado especial com as construções é o famoso Castelo da Cinderela, considerada uma das principais atrações do resort. Segundo o blog oficial dos parques da Disney, o castelo foi construído com materiais de gesso, concreto, fibra de vidro, cimento e aço, além de receber em 2021 dez fitas de fibra de vidro projetadas para "lidar com qualquer furacão", conforme dito pela gerente sênior de projetos do Disney World, Elaine Schomburg-LaFleur, ao Orlando Sentinel.

Castelo da Cinderela e estátua de Walt Disney no Magic Kingdom
Castelo da Cinderela e estátua de Walt Disney no Magic Kingdom / Crédito: Gary Hershorn/Getty Images

Sua localização, inclusive, foi estrategicamente pensada por Walt Disney. O Fox Weather aponta que, antes de seu falecimento em 1966, o memorável cineasta cogitou em construir o Disney World em regiões mais costeiras, porém, acabou decidindo pela região central da Flórida exatamente para evitar os furacões mais fortes que atingem o litoral.

Além da localização estratégica e estruturas reforçadas, o resort ainda conta com suas próprias estações de energia, onde uma delas, operada pela Reedy Creek Energy Services, fica próxima ao Magic Kingdom.

Apesar das inúmeras prevenções para maiores consequências, com um furacão tão devastador como o Milton está previsto para ser, é fato que os parques não sairão ilesos. Em 2017, durante o Furacão Irma, por exemplo, foi possível flagrar alguns pequenos danos no Magic Kingdom, EPCOT, Animal Kingdom e outras partes do resort.

Contudo, mesmo com os prejuízos previstos, assim que o furacão passar e a situação já estiver segura para todos, o Disney World iniciará uma força tarefa com seus funcionários, conhecidos como cast members (membros do elenco, em português), para organizar tudo novamente.

Conforme repercutido pela People e noticiado pelo blog DVC Shop, geralmente, a equipe da Disney leva em torno de 48 horas para preparar o resort inteiro para a volta dos visitantes. Até o momento, o Disney World ainda não possui previsão de reabertura.