Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Quem é o único príncipe da Disney que é pai?

Nesse Dia dos Pais, descubra quem é o único príncipe da Disney que teve a oportunidade de se tornar papai nas animações do estúdio

por Daniela Bazi

Publicado em 11/08/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney
Logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney

Neste domingo, 11, é comemorado no Brasil o Dia dos Pais, data responsável por homenagear os patriarcas das famílias, e que é comemorado em terras brasileiras desde o ano de 1953, graças a um concurso organizado pelo publicitário Sylvio Bherinh.

A relação entre pais e filhos, de suas mais variadas formas, é frequentemente relatada em diferentes produções cinematográficas. Nas animações das princesas Disney, por exemplo, a presença dos pais não é tão comum, com apenas algumas personagens tendo os homens que lhes deram a vida presente nas tramas.

Entre elas, podemos citar Aurora, filha do Rei Stefan; Mulan, filha de Fa Zhou; Rapunzel, filha do Rei Frederic; Mérida, filha do Rei Fergus; e Moana, que é filha do chefe de Motunui, Tui. Já entre os príncipes, apenas um personagem teve a oportunidade de se tornar pai: Eric, par romântico de Ariel, protagonista de “A Pequena Sereia”.

O único pai da Disney

Eric se tornou pai no segundo filme da franquia, “A Pequena Sereia II: O Retorno para o Mar”, lançado no ano 2000, onde conhecemos Melody, uma doce e adorável garota que é apaixonada pelo mar, porém, não pode chegar perto da água por uma proibição de seus pais, que tentam protegê-la de Morgana, irmã de Úrsula.

Ariel, Melody e Eric em 'A Pequena Seria II: O Retorno para o Mar'
Ariel, Melody e Eric em cena de 'A Pequena Seria II: O Retorno para o Mar' / Crédito: Reprodução/ Disney

No início da trama, Melody também não sabe da verdadeira origem da mãe, da mesma forma que nunca teve contato com seu avô, o Rei Tritão. Porém, mesmo não podendo ir para o mar e desconfiada de que seus pais escondem algo dela, a garota não resiste aos seus instintos e vai para a água, fugindo em busca de uma resposta, onde é guiada até Morgana, deixando os pais desesperados.

O filme, apesar de apresentar uma proposta inédita, afinal, nenhuma princesa até então havia se tornado mãe, não foi muito aceito pelo público — tanto é que, nos dias atuais, muitas pessoas acabam esquecendo da existência dessa produção.

Walt Disney não era fã de sequências

Apesar de, hoje em dia, as sequências serem uma grande aposta da Disney, a continuação dos filmes não era algo muito apreciado pelo fundador do estúdio, Walt Disney. Segundo informações do portal ScreenRant, o renomado cineasta, tempos antes de falecer, em 1966, se declarou um "experimentador nato", afirmando que não acreditava em sequências e que preferia apostar em coisas novas.

“Por natureza, sou um experimentador. Até hoje, não acredito em sequências. Não consigo seguir ciclos populares. Tenho que seguir em frente para coisas novas. Então, com o sucesso do Mickey, eu estava determinado a diversificar”, declarou Walt Disney em citação presente no site oficial da D23, o fandom da Disney.

Inclusive, um dos pedidos deixados por Walt antes de sua morte era de que seus produtores não criassem mais sequências para Branca de Neve, por ser o “começo de tudo”, algo que permanece respeitado até os dias atuais.

No entanto, a ideia de “seguir em frente para coisas novas”, acabou não sendo seguida pelas próximas gerações e, em 1990, o estúdio lançou a primeira sequência para uma de suas animações, “Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus”, segundo filme da franquia “Bernardo e Bianca”, de 1977.

Hoje, algumas das princesas também receberam continuações de seus longas. Além de Ariel, que foi a primeira princesa a ser produzida na Disney após a morte de Walt Disney, outras famosas personagens que também tiveram sequências são: Jasmine, Pocahontas, Cinderela e Mulan.