Saiba mais sobre Lenore Dove, uma das protagonistas do novo livro de 'Jogos Vorazes' que ganhará adaptação nos cinemas, 'Amanhecer na Colheita'
Publicado em 24/04/2025, às 11h57
Na noite da última quarta-feira, 24, o portal Deadline anunciou os nomes responsáveis para viver os protagonistas da adaptação cinematográfica de “Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita”. Segundo a reportagem, Haymitch Albernathy será vivido por Joseph Zada, enquanto Lenore Dove Baird será interpretada pela atriz Whitney Peak.
Com o anúncio, aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ler o livro, que chegou às bancas em março deste ano, passaram a se questionar: quem é Lenore Dove? A RECREIO te explica!
Antes de tudo, é preciso lembrar que “Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita” se passa 24 anos antes da trilogia original, acompanhando a juventude de Haymitch Albaernathy, o futuro mentor de Katniss e Peeta, sendo ambientada durante a 50ª edição dos Jogos Vorazes, ano em que marca o segundo Massacre Quartenário.
No novo lançamento, logo nas primeiras páginas, o público é apresentado à Lenore Dove Baird, uma jovem do Distrito 12 que é namorada de Haymitch e o grande amor de sua vida. Nascida no ano do 33º Jogos Vorazes, a garota foi criada por seus tios adotivos, Clerk Carmine Clade e Tam Amber, dentro do Bando — grupo de viajantes de Panem conhecidos por suas habilidades musicais. Sua mãe, no entanto, faleceu durante seu parto, e ela nunca soube de seu pai.
Haymitch e Lenore se conheceram quando tinham dez anos, durante o outono, após o garoto passar pela primeira vez da cerca de delimita o limite do Distrito 12 a caminho da floresta, ao lado de Burdock Everdeen, primo de Dove. Depois do primeiro contato, os dois acabaram se aproximando cada vez mais e, consequentemente, se apaixonaram.
Quando o 50º Jogos Vorazes chegou, os dois já estavam em um relacionamento. Curiosamente, o dia da colheita, quando os tributos são escolhidos, era o mesmo do aniversário de Haymitch e, antes de irem ao sorteio, Baird presenteou o amado com um acendedor no formato de uma cobra e um pássaro — o mesmo que surge na capa do livro e no teaser.
Durante o sorteio, uma rebelião se inicia e, enquanto Haymitch tentava proteger Lenore dos pacificadores, acaba sendo escolhido como um dos tributos que participarão nos jogos do Segundo Massacre Quartenário.
Após seu namorado ser levado para a Capital, Lenore Dove, que sempre teve uma personalidade revolucionária, segue desafiando os organizadores. Quando Haymitch recebeu uma nota baixa no treinamento, ela sobe ao palco da colheita do lado de fora do Prédio da Justiça, e canta músicas proibidas, atraindo uma enorme multidão, resultando em sua prisão.
Duas semanas depois, Haymitch retorna ao Distrito 12 como o grande vencedor da 50ª edição dos Jogos Vorazes, mas não consegue se encontrar imediatamente com Lenore, que ainda estava encarcerada. A jovem só foi liberada após seus tios conseguirem que ela ficasse em prisão domiciliar.
Enquanto pastava seus gansos no Prado, o casal finalmente se reencontrou, porém, não foi capaz de viver um final feliz. Isso porque, como punição das ações rebeldes de Haymitch durante os jogos, os pacificadores mataram a mãe do campeão, seu irmão mais novo Sid, e sua amada Lenore.
A morte de Lenore Dove, infelizmente, foi causada, por engano, por seu próprio amado. Na ocasião, Haymitch a deu para comer uma bala de goma, acreditando que seria a mesma que tinha dado para seu irmão entregar a ela antes de ir aos jogos. Contudo, acabou percebendo tarde demais que, na verdade, as balas não eram as que tinha comprado, e que se tratava de doces envenenados plantados pela Capital.
Apesar de tentar salvá-la, Lenore não resistiu e morreu após ingerir as balas. A garota foi enterrada no cemitério secreto do Bando, com sua cova sendo localizada ao lado de Lucy Gray Baird e Maude Ivory Baird.