Quarteto Fantástico: A homenagem a Stan Lee e Jack Kirby que talvez você não percebeu
Descubra quais foram as homenagens a Stan Lee e Jack Kirby, criadores do Quarteto Fantástico, no novo filme da Marvel Studios!

Na última quinta-feira, 24, o tão esperado longa-metragem da primeira família do Universo Cinematográfico da Marvel, ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos‘, chegou às telonas cinemas mundiais. Introduzindo os quatro heróis a franquia de filmes e séries do estúdio, a produção é estrelada por Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Ebon Moss-Bachrach e Joseph Quinn, e também dá início a sexta fase do universo.
Dirigido por Matt Sharkman, a trama ambientada nos anos 1960 retro futurístico retrata a história de Reed Richard, o Senhor Fantástico, e sua família: Sue Storm, sua esposa e Mulher Invisível, Johnny Storm, o Tocha Humana, e Ben Grimm, o Coisa, após serem atingidos por uma explosão cósmica e sofrerem uma mutação genética que os proporcionou poderes. Agora, eles são forçados a equilibrar suas responsabilidades como heróis e família, enquanto defendem a Terra da ameaça que é Galactus, um deus espacial devorador de planetas, e sua ajudante arauto, a Surfista Prateada.
Inspirado nos quadrinhos criados pelo icônico escritor-editor do Marvel Comics, Stan Lee, e ilustrado por Jack Kirby, o lançamento prestou sua homenagem aos criadores do grupo em seu clássico estilo conhecido pelo público, mas que pode ter passado despercebido dessa vez.
Quais foram elas?
Como revelado desde o anúncio do filme, ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ se passa em uma Terra diferente da que conhecemos dos Vingadores (Terra-616), habitando a Terra-828, que indiretamente se tornou uma homenagem ao ilustrador da franquia, ao ser nomeada com a data de aniversário de Kirby: 28 de agosto.
O desenhista ainda teve seus personagens elogiados por Sharkman em entrevista ao Marvel.com, ao que o cineasta relatou:
“Não teríamos uma Marvel Studios sem Jack Kirby. Ele criou tantos personagens incríveis e construiu esse universo ao lado de Stan Lee. Queríamos honrar isso e principalmente seu estilo único.”
Entretanto, não parou por aí! O estúdio ainda realizou um tributo ao criador do MCU logo em uma das primeiras cenas do longa, quando a Surfista Prateada, interpretada por Julia Garner, anuncia a chegada de Galactus.
O pronunciamento da antagonista acontece em frente aos escritórios da Timely Comics, nome da editora antes de se tornar a Marvel, enquanto dois funcionários do local, vividos por Martin Dickinson e Greg Haiste, acompanham o momento. Acontece que os dois homens representam versões jovens de Jack Kirby e Stan Lee, além de surgirem em um cenário preenchido de referências aos quadrinhos clássicos.