Descubra qual é o significado por trás de um dos maiores easter-eggs inclusos nas animações do selo Pixar: o código A113!
Publicado em 10/01/2024, às 16h41 - Atualizado em 09/08/2024, às 11h23
Não é segredo entre os fãs da Pixar que o estúdio ama incluir easter-eggs em suas produções. A mais famosa entre elas é o carro do Pizza Planet, incluso em todas as obras cinematográficas do estúdio desde “Toy Story”, trama lançada em 1995, onde o veículo amarelo surge em uma cena que envolve o boneco favorito do Andy e o cowboy Woody.
No entanto, esse é apenas um dos detalhes escondido dentro das animações do estúdio, já que é comum observar também a Bola de Luxo, que apareceu pela primeira vez no curta “Luxo Jr.”, ao lado da icônica luminária que surge no início de todo filme Pixar. A bola amarela com uma estrela vermelha e uma listra azul sempre aparece em um quarto de criança ou em um ambiente com muitos brinquedos.
Outra referência comum é o código A113, visto em número de casas ou placas de carros, como apresentado em “Toy Story 2”, onde ele ilustra a placa do carro da família de Andy, ou ainda, como observado em “Red: Crescer é uma Fera”, de 2022, em que é mostrado no carrinho de giz que o pai de Mei Lee utiliza para desenhar um grande círculo no chão e no número de série de um ingresso para o show da boyband favorita da garota, o 4*Town.
Diferente do carro do Pizza Planet e da Bola de Luxo, a referência que "A113" carrega não tem conexão com outras obras do estúdio. Na verdade, a resposta sobre qual é o significado do código foi divulgada pelo portal da Disney no Brasil, onde é explicado que essa combinação de letras e números, surgiu como uma homenagem entre os animadores ao local onde eles estudaram.
Isso porque “A133” faz referência ao número de uma sala de aula do Instituto de Artes da Califórnia, nos Estados Unidos, onde diversos profissionais da Disney e Pixar se formaram!
Dentre esses animadores, está John Lasseter, ex-diretor de criação da Pixar Animation Studios, da Walt Disney Animation Studios e da DisneyToon Studios, responsável por comandar filmes como “Vida de Inseto” e toda a franquia “Toy Story”.
Além dele, é possível destacar também Brad Bird, diretor de “O Gigante de Ferro”, Os Incríveis e “Ratatouille”. Segundo o portal AdoroCinema, Bird e Lasseter não só estudaram no Instituto de Artes da Califórnia, como foram, inclusive, colegas de turma.