Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual foi o primeiro filme da Marvel a ser lançado nos cinemas?

Descubra qual foi o primeiro filme que os fãs das adaptações das histórias criadas pela Marvel puderam assistir nas telonas

por Izabela Queiroz

Publicado em 31/08/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo da Marvel - Reprodução/Marvel
Logo da Marvel - Reprodução/Marvel

Qual foi o primeiro filme da Marvel a ser lançado nos cinemas? É possível que o primeiro chute sobre a resposta correta seja “Homem de Ferro”, filme de 2008, visto que esse deu origem ao Multiverso Cinematográfico Marvel (MCU), já que, após a trama que apresenta Robet Downey Jr.na pele de Tony Stark, o público pôde acompanhar o surgimento de mais de 40 produções conectadas, lançadas nos cinemas e no streaming.

Ainda assim, muito antes do surgimento do MCU, a Marvel já lançava produções cinematográficas — e a primeira entre elas surgiu mais de 20 anos antes da estreia do herói que usa uma armadura de tecnologia de ponta...

O pioneiro

Cena de “Howard, o Super-Herói”
Cena de “Howard, o Super-Herói” / Crédito: Reprodução/Marvel/Universal Pictures

Produzido pela Lucasfilm e Marvel Productions, “Howard, o Super-Herói” (Howard the Duck, no original), de 1986, foi o pioneiro dos títulos que recebem o selo da marca, conforme repercutido pelo portal CBR. A trama é baseada na história em quadrinhos homônima criada por Steve Gerber, e publicada pela Marvel Comics, editora que completa 85 anos neste sábado, 31.

O enredo apresenta Howard, um pato antropomórfico que nasceu no Duckworld, um planeta de patos inteligentes que andam e falam. A história, comandada por Willard Huyck, acompanha o personagem após ele cair em uma fenda interdimensional e acabar parando na Terra, mais precisamente, em Cleveland, cidade de Ohio, nos Estados Unidos, onde acaba fazendo amizade com uma estrela do rock chamada Beverly (Lea Thompson), após salvá-la de bandidos.

O extraterrestre, que ama cigarro e bebida, acaba se envolvendo em diversos problemas, ainda mais quando conhece Phil (Tim Robbins), que trabalha em um laboratório com o cientista Dr. Jenning (Jeffrey Jones), visto que na tentativa de voltar para o seu planeta natal, acaba recebendo um espírito maligno em seu próprio corpo.

Por mais que tenha o criador do universo Star Wars, George Lucas, como produtor, o longa-metragem de live-action ganhou, no ano de seu lançamento, o Framboesa de Ouro, prêmio concedido às piores produções cinematográficas. Além disso, no Rotten Tomatoes, o filme que mistura os gêneros de comédia, ficção científica, aventura e fantasia, tem aprovação de 13% com base em 86 avaliações do Tomatometer, e uma pontuação de 38% público, com mais de cinquenta mil avaliações, entrando no ranking de produções menos prestigiadas da Marvel.

Ainda assim, é válido lembrar que, por mais que a porcentagem de aprovação seja baixa, “Howard, o Super-Herói” não é o filme com pior aprovação da Marvel. Antes dele, aparecem na lista “Quarteto Fantástico” (2015), com 9%, “Elektra” (2005), com 11% e “Capitão América — O Filme” (1990), que possui 12% de aprovação. O top cinco é finalizado com “Morbius” (2022), que acumula 16% de aprovação.

Para os Marvetes [como são chamados os fãs dos títulos Marvel] mais curiosos, é possível assistir “Howard, o Super-Herói” no Prime Video e no Apple TV a partir de aluguel e compra.