Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Cebolinha

Qual é a primeira tirinha em que o Cebolinha aparece?

Cebolinha surgiu ainda como coadjuvante nas histórias de outros dois personagens de Mauricio de Sousa; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 24/08/2022, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cebolinha, personagem de Turma da Mônica - Reprodução/ Maurício de Sousa Produções
Cebolinha, personagem de Turma da Mônica - Reprodução/ Maurício de Sousa Produções

Conhecido por seus cinco fios de cabelo espetados, as centenas de planos infalíveis e por falar ‘elado’, Cebolinha marca as páginas dos gibis da Turma da Mônica há décadas, sempre recebendo uma coelhada ou outra da Dona da Rua.

Apesar de ser um dos protagonistas da Turma, Cebolácio Júnior Menezes da Silva — sim, esse é o nome completo do Cebolinha —, surgiu ainda nas tirinhas dos jornais, mas participando das histórias de outros dois personagens criados por Mauricio de Sousa.

A primeira aparição

O garoto que só usa verde foi criado em 1960, marcando suas primeiras aparições ainda como coadjuvante nas tirinhas em preto e branco publicadas no jornal Folha de S. Paulo, que surgiram um ano antes e eram focadas em Bidu e o cientista Franjinha.

A ocasião foi celebrada pelo criador dos personagens no ano passado através de uma publicação no Twitter, mostrando que desde o primeiro momento, Cebolinha era um tanto teimoso e descarado. Confira!

Primeiro Gibi

Apesar de ter sido criado antes da Mônica, Cebolinha ganhou seu primeiro gibi solo depois da Dona do Sansão, que foi lançado apenas em 1971 pela editora Abril. Intitulado ‘Cebolinha nº1’, a revisitinha trouxe a participação inédita de Chovinista, Louco e Rosinha.

Cebolinha Nº1
Capa do gibi 'Cebolinha Nº1' / Crédito: Reprodução/Editora Abril

Origem do personagem

Além disso, a criação desta figura icônica foi resultado da inspiração em uma pessoa do mundo real: um amigo de infância de Márcio de Sousa, irmão de Maurício. Esse garoto era chamado de Cebolinha pelos pais, visto que seu cabelo era espetado, além do que, ele possui dislalia, responsável por fazer ele trocar a letra "R" pelo "L", assim como o amado personagem.

Mais detalhado

Ao contrário do visual conhecido hoje, o garoto de 7 anos surgiu nas tirinhas com bastante cabelo, no entanto, conforme o tempo foi passando e mais personagens e histórias foram surgindo, o garoto foi perdendo a quantidade de fios para que Mauricio tivesse mais tempo para focar no desenvolvimento de novas tramas.

Além disso, assim como Franjinha, Cebolinha é um dos únicos personagens que usa sapatos, isso por que, na época em que foi desenhado, o criador da Turma tinha mais horas disponíveis para pensar nos detalhes e incluí-los em seus personagens.

Quando criei o Cebolinha ainda tinha tempo para desenhar detalhes. Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”, contou Mauricio em entrevista ao jornal O Globo.