Confira quais foram as homenagens realizadas no especial de 30 anos do "Castelo Rá-Tim-Bum" exibido em 2023
Publicado em 27/02/2023, às 12h50 - Atualizado em 09/05/2024, às 11h07
Em 2023, a TV Cultura — em parceria com a Oreo —, levou ao ar o reencontro do elenco de Castelo Rá-Tim-Bum realizado em homenagem aos quase 30 anos de existência do programa infantil que marcou a infância de diversas crianças brasileiras com muita diversão, aprendizado e músicas durante o seu período de exibição.
O especial contou com a presença de Cassio Scapin (Nino), Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Fredy Állan (Zequinha), Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora) e Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha). Além deles, os atores que deram as vozes aos fantoches como Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau) também subiram ao palco enquanto o reencontro era guiado por Cao Hamburger, criador e diretor da série.
A celebração foi movida pela nostalgia, onde Cassio, Rosi e Cinthya puderam revisitar alguns dos principais cômodos do interior do castelo, e relembrar todos os quadros e personagens que fizeram história no programa, assim como, ao lado dos demais colegas de elenco, tiveram a oportunidade de revelar curiosidades sobre a criação das grandes figuras que surgiram nos 90 episódios produzidos, seus momentos favoritos e muito mais.
O especial é uma grande homenagem a todos os envolvidos no grandioso e lúdico projeto da Cultura, incluindo àqueles que já não estão mais entre nós. Por isso, separamos abaixo os detalhes por trás dos dois tributos prestados durante o especial de Castelo Rá-Tim-Bum.
Pénelope, Dr. Abobrinha, Bongo e Caipora têm algo em comum: ambos são definidos por Cao Hamburger como “personagens visitantes”. Mas além deles, a lista também conta com Etevaldo, personagem interpretado por Wagner Bello, ator que faleceu em 1994, antes da gravação do episódio que marcaria a sua última aparição ao lado das crianças do Castelo.
No especial, Wagner teve sua presença relembrada pelos colegas devido à irreverência do personagem, já que ele era uma figura que estava a frente de seu tempo, conforme relembrou Cassio, visto que vestia saia e top numa época em que essas peças não eram usadas.
Antes disso, Patrícia Gaspar, a Caipora, mencionou também uma curiosidade sobre ele: Wagner constantemente surgia manchado com a tinta de seu personagem no set, pois era difícil remover toda a maquiagem, já que os produtos usados para essa função não eram tão bons naquele tempo.
Vale lembrar que, uma homenagem ao ator foi realizada ainda na época de exibição original do programa, onde Siomara Schroder, amiga de Wagner, surgiu nas telinhas interpretando Etecetera, irmã do ET. A despedida de Etevaldo foi realizada através de uma carta, onde ele disse às crianças: "Eu não posso ir ao castelo porque estou aqui, entre as estrelas, brincando".
Além de Etevaldo, há um tributo especial a outro personagem importante do Castelo. De surpresa, Carlos Mamberti, filho de Sérgio Mamberti, surge no palco caracterizado com as mesmas roupas e elementos do personagem que foi interpretado por seu pai: o Doutor Vitor, tio de Nino.
Sérgio Mamberti faleceu em 2021, aos 82 anos de idade, e a aparição de Carlos levou o elenco que estava encenando um dos episódios da série ao auge da emoção, fazendo com que, inclusive, Cassio e Cynthia fossem levados às lágrimas.
O momento ganhou também uma declaração orgulhosa de Carlos: "É incrível que, 30 anos depois, eu estar fazendo essa homenagem com o personagem mais importante da história do meu pai".
O especial está disponível nas redes sociais da emissora, e também no canal no YouTube da Oreo. Assista na íntegra abaixo!