Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Filmes live-action das princesas que não foram feitos pela Disney

Descubra quais são as princesas pertencentes ao selo Disney que ganharam versões live-action em outros estúdios

Izabela Queiroz Publicado em 06/11/2023, às 15h49 - Atualizado em 29/07/2024, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesas Branca de Neve e Cinderela em versões animadas na Disney e live-action na Warner Bros. Pictures e Universal Pictures - Reprodução/ Disney/Warner Bros. Pictures/Universal Pictures
Princesas Branca de Neve e Cinderela em versões animadas na Disney e live-action na Warner Bros. Pictures e Universal Pictures - Reprodução/ Disney/Warner Bros. Pictures/Universal Pictures

Quando falamos de “versões em live-action de princesas”, é provável que as adaptações da Disney sejam as primeiras a surgir na conversa, afinal, essas integrantes da realeza desempenham um grande papel para o sucesso do estúdio, já que além de estrelarem suas tramas, elas são parte de um grupo denominado Disney Princesa (originalmente chamada de Disney Princess), que nada mais é de que uma das maiores franquias da Casa do Mickey, criada para produzir produtos infantis usando a imagem dessas personagens.

Dessa forma, na Disney, 12 princesas foram escolhidas para a seleta formação (Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Merida e Moana) e 7 delas já possuem suas versões em carne e osso que podem ser vistas através dos títulos: “Malévola (2014), “Cinderela“ (2015), “A Bela e a Fera” (2017), “Aladdin” (2019), “Mulan” (2020), “A Pequena Sereia” (2023) e “Branca de Neve”, que estreia em 21 de março de 2025.

No entanto, por mais que a popularidade dessas tramas seja alta, não foi só a empresa fundada por Roy e Walt Disney que trouxe versões reais dessas personagens em histórias atualizadas e repletas de novos detalhes. Por esse motivo, a RECREIO reuniu abaixo, princesas pertencentes ao selo Disney que ganharam versões live-action em outros estúdios. Confira a lista!

1. Pocahontas

Pocahontas surgiu nas telonas através da animação que leva o nome da personagem lançado em 1995. A trama foi inspirada na história real de Amonute (também conhecida como Matoaka), jovem nascida em 1596, filha do líder Powhatan.

Apesar de ainda não ter recebido uma versão live-action da Disney, a princesa recebeu uma intérprete de carne e osso em “O Novo Mundo”, filme lançado em 2005 pela New Line Cinema, onde o romance do capitão John Smith e Pocahontas ganha forma por meio da atuação de Colin Farrell e Q'orianka Kilcher, respectivamente.

O Novo Mundo
Cena de “O Novo Mundo” /Crédito: Reprodução/New Line Cinema

O longa, que está disponível na Apple TV, tem a seguinte sinopse: “Os ingleses viajam com três navios rumo à América para colonizar o Novo Mudo. O explorador John Smith, antes trancado nos porões de um dos navios, é perdoado pelo capitão Christopher Newport, que considera seus talentos úteis para que a tripulação sobreviva no mundo desconhecido. Os ingleses enfrentam dificuldades para se adaptar, então John busca ajuda junto aos homens locals da tribo. É quando ele encontra uma jovem impulsiva e voluntarlosa, apelidada pela família e amigos de Pocahontas.”

2. Cinderela

Conhecida também como a princesa favorita de Walt Disney, Cinderela surgiu pelo autor francês Charles Perrault, na obra Contos da Mamãe Gansa, em 1697. A princesa teve sua trama adaptada em animação para a Disney pela primeira vez em 1950, ganhando depois 3 versões reais: em 1997, onde foi interpretada pela cantora e atriz Brandy Norwood; em 2014 em “Caminhos da Floresta”, surgindo na pele da atriz Anna Kendrick, e por fim em 2015, quando Lily James deu vida a personagem.

Querida não só pela Casa do Mickey, a jovem Ella surgiu em diversos estúdios, como em “O Sapatinho de Cristal” (1995) da Metro-Goldwyn-Mayer, que apresentou Leslie Caron como a protagonista, assim como em “Para Sempre Cinderela” (1998), da 20th Century Studios, onde Drew Barrymore deu um novo nome a princesa, já que aqui, ela se tornou a jovem Danielle. 

Para Sempre Cinderela
Cena de “Para Sempre Cinderela”/ (1998)Crédito: Reprodução/20th Century Studios

Além disso, Hilary Duff estrelou a versão moderna do conto em “A Nova Cinderela”, filme da Warner Bros. Pictures que estreou em 2004, enquanto em 2021 a Amazon Prime Video trouxe a cantora Camilla Cabelo para uma releitura da história, onde, em meio a um drama musical, a princesa sonha em tornar uma grande estilista.

Entre tantos outros, há também “Cinderela Pop”, versão da Netflix que traz a cantora, atriz e apresentadora Maísa Silva como Cíntia Dorella, a grande protagonista da história que adapta a releitura escrita pela autora Paula Pimenta.

3. Branca de Neve

Sendo a estrela do primeiro longa-metragem animado da Disney, Branca de Neve surgiu no conto de fadas dos Irmãos Grimm, ganhou uma animação em 1937, e tem a estreia de seu primeiro live-action produzido pela Casa do Mickey marcada para 21 de março de 2025.

A mais jovem princesa do estúdio, ganhou uma versão em carne e osso em 2012, quando a Relativity Media colocou “Espelho, Espelho Meu” em cartaz, trazendo Lily Collins como a princesa e Julia Roberts como a rainha. 

Espelho, Espelho Meu
Imagem promocional de Espelho, Espelho Meu” /Crédito: Reprodução/Relativity Media

No mesmo ano, a Universal Pictures lançou “Branca de Neve e o Caçador”, onde Kristen Stewart deu vida a personagem, ao lado de Charlize Theron e Chris Hemsworth, os intérpretes da Rainha Má e do Caçador, respectivamente.