Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Por que Sininho e Esmeralda não são princesas da Disney?

Descubra quais foram os motivos que levaram Sininho e Esmeralda a não integrarem mais a franquia conhecida como Disney Princesa

Redação Publicado em 09/04/2024, às 11h31 - Atualizado em 19/08/2024, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sininho em cena de 'Peter Pan' e Esmeralda, personagem de ‘O Corcunda de Notre Dame’ - Reprodução/ Disney
Sininho em cena de 'Peter Pan' e Esmeralda, personagem de ‘O Corcunda de Notre Dame’ - Reprodução/ Disney

Você sabia que Sininho, personagem da animação ‘Peter Pan’ (1953), e Esmeralda, de ‘O Corcunda de Notre Dame’ (1996), já foram consideradas princesas da Disney? Isso porque as personagens já fizeram parte da franquia Disney Princesa, idealizada entre a década de 1990 e 2000, cujo foco é criar colecionáveis, artigos de decoração, peças de vestuário, cosméticos e muito outros produtos voltados para o público infantil que é fã das personagens femininas mais importantes para Walt Disney Company.

Quando criada, a franquia contava com 10 personagens ao todo, mas, ao longo dos anos, foi passando por reformulações, adicionando e removendo integrantes, e hoje conta com 13 detentoras do título da realeza da Disney. São elas: Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões), Cinderela (Cinderela), Aurora (A Bela Adormecida), Ariel (A Pequena Sereia), Bela (A Bela e a Fera), Jasmine (Aladdin), Pocahontas (Pocahontas), Mulan (Mulan), Tiana (A Princesa e o Sapo), Rapunzel (Enrolados), Mérida (Valente), Moana (Moana) e Raya (Raya e o Último Dragão).

Por que Sininho e Esmeralda não são mais princesas?

Com as alterações do seleto grupo, Sininho e Esmeralda acabaram deixando de fazer parte do Disney Princesa, já que não só a formação mudou, como também, os requisitos para que uma personagem integre a franquia, que atualmente, conta com cinco regras:

  1. Fazer parte de uma animação;
  2. Ser humana ou pelo menos metade humana;
  3. Ser a protagonista da história;
  4. Nascer princesa, se casar com alguém da realeza ou cometer um ato heroico;
  5. Trazer um bom retorno financeiro para os estúdios.

Dessa forma, Esmeralda foi removida porque não era comercializável o suficiente para os padrões da franquia, já que as vendas dos produtos do 'Corcunda de Notre Dame' não atingiam o público alvo: as crianças! Isso porque, a trama aborda assuntos que se relacionam muito mais com o público adulto.

No caso de Sininho, ainda que a personagem não se encaixasse em regras como não ser humana ou pelo menos metade humana, afinal, ela é uma fada, a personagem deixou o Disney Princesa para estrela outra importante franquia do estúdio, o Disney Fadas.

Como protagonista da franquia que visava alcançar uma faixa etária de crianças ainda mais novas que os fãs das princesas, Sininho, além de produtos temáticos, estrelou seis filmes solo: 'Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas' (2008); 'Tinker Bell e o Tesouro Perdido' (2009); 'Tinker Bell e o Resgate da Fada' (2010); 'Secrets of the Wings' (2012); 'Tinker Bell: Fadas e Piratas' (2014); 'Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca' (2015).