Descubra quais são as principais razões que fizeram com que o tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, se tornasse um dos maiores ídolos nacionais
Publicado em 29/11/2024, às 14h30
Nesta sexta-feira, 29, estreia no catálogo da Netflix a minissérie "Senna", que, misturando ficção e realidade, conta a história do tricampeão de Fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna da Silva — o qual foi transformando em uma verdadeira lenda no Brasil!
Os seis episódios são dirigidos por Vicente Amorim e Julia Rezende, e estrelados por Gabriel Leone, que interpreta Senna. No elenco, também estão: Alice Wagmann no papel de Lilian, a primeira esposa do piloto; Johannes Heinrichs como Niki Lauda; Hugo Bonemer nos trajes de Nelson Piquet; Matt Mella interpretando Alain Prost; e diversos outros nomes nacionais e internacionais.
Vale lembrar que a produção surge no ano em que a morte de Senna completa exatos 30 anos, relembrando o legado do piloto e reforçando a imagem de herói nacional que ultrapassa os feitos conquistados por ele nas competições de esporte a motor.
Isso porque, Ayrton Senna, apaixonado por corridas automobilísticas desde a infância, começou a participar de competições oficiais de Kart aos 13 anos, permanecendo assim até os 21 anos, quando passou a correr em competições na Europa. Aos 24, ele começou a testar os limites da velocidade nas pistas de Fórmula 1, e foi aí que tudo mudou!
Acontece que, pelos 10 anos seguintes, Senna conquistou 65 pole positions, fez 161 largadas, marcou mais de 600 pontos, conquistou 80 pódios e 41 vitórias, além de recordes que até hoje não foram quebrados, como o de maior número de vitórias consecutivas num mesmo GP, afinal, ele venceu em Mônaco 5 vezes seguidas, e maior número de poles positions consecutivas, estando oito vezes na primeira posição na largada de uma corrida de automóveis.
Os números e feitos o tornaram um dos maiores pilotos do mundo, já que, além desses, ele conquistou três títulos mundiais em 1988, 1990 e 1991, ficando atrás apenas de Michael Schumacher (sete títulos), Lewis Hamilton (sete), Juan Manuel Fragio (cinco), Sebastian Vettel (quatro) e Alain Prost (quatro), seu maior rival nas pistas, fazendo com que o talento que tinha fosse um dos principais motivos pelos quais os brasileiros o amavam — e ainda o amam — tanto!
Tanto é que algumas das façanhas da carreira do piloto são inesquecíveis, visto que só poderiam ser adquiridas por alguém cujas habilidades são fora da média, como quando ele, após ter problemas no câmbio, conseguiu a primeira vitória no Brasil em 1991 usando apenas a 6ª marcha!
Na época em que tudo isso aconteceu, mais um fato tornou Senna um dos maiores ídolos do esporte brasileiro: a falta de títulos no futebol! Isso porque, conhecido como o país do futebol, o Brasil enfrentou uma seca de 24 anos na Copa do Mundo, visto que, após o título de 1970, os jogadores representados pela camisa verde e amarela só foram levantar a taça novamente em 1994.
Com a escassez de resultados no esporte de campo, o automobilismo se popularizou e as vitórias de Senna e Nelson Piquet, que trouxeram seis conquistas num período de 11 anos ao país, surgiram como refrescos para uma população carente de títulos, e assim, foram comemoradas como nunca.
Vale lembrar ainda, que essas realizações poderiam ser ainda maiores se um acidente não tivesse levado a vida do piloto, afinal, Senna, faleceu em 1º de maio de 1994, após bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália, marcando a história do automobilismo e tornando-o para sempre um ícone no esporte. Mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas para se despedirem do piloto.
O falecimento de Senna tornou-se mais um dos feitos que fizeram com que a sua imagem não tenha sido esquecida mesmo após três décadas da sua partida, afinal, a morte é dos fatos da vida humana mais difíceis de assimilar, ainda mais quando surge de uma tragédia e é transmitida ao vivo pela televisão, cuja cobertura, inclusive, acompanhou de perto a luta para que a vida do piloto fosse salva.
Por fim, há mais três grandes fatores imortalizaram Senna na memória do país. São eles:
O Instituto Ayrton Senna celebra 30 anos de transformação na educação pública brasileira. Este é o filme da nossa campanha, narrado por Galvão Bueno. Do sonho do Ayrton à realidade de muitos. #TransformandoVidaspelaEducacao#CadaVitoriaImportapic.twitter.com/HzxdBQffgG
— Instituto Ayrton Senna (@instayrtonsenna) June 21, 2024
Inspirado no tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, lançamento do Senninha é celebrado no dia 28 de janeiro. Conheça mais sobre sobre o personagem e sua turma.
— Senna (@ayrtonsenna) January 28, 2022
Link: https://t.co/XuMAqx8B8q#Senninha#SennaSemprepic.twitter.com/tx5oHTDuLq
Ver essa foto no Instagram