Descubra detalhes sobre a criação e origem da persona à frente de Oswald Chesterfield Cobblepot que protagoniza a série homônima da Max: Pinguim!
Publicado em 20/09/2024, às 13h32
Apresentado em "The Batman", filme estrelado por Robert Pattinson (Crepúsculo), o vilão Pinguim, vivido por Colin Farrell(O Lagosta), ganhou uma série própria na MAX!
O título que leva o nome do personagem estreou no catálogo da plataforma de streaming na última quinta-feira, 19, e acompanha a persona de Oswald Cobblepot logo após os eventos do longa-metragem do Cruzado Encapuzado, dirigido por Matt Reeves, prometendo acompanhar a ascensão de Pinguim ao submundo de Gotham City. Relembre o trailer!
Caso você seja novo no universo criado pela DC Comics e queira entender mais detalhes sobre um dos principais antagonistas da vasta galeria de vilões do Batman, não se preocupe, a RECREIO reuniu os principais detalhes da história do personagem abaixo; confira!
Apresentado nas páginas de Detective Comics #58, lançada em 1941, Pinguim foi criado por Bob Kane e Bill Finger, os mesmos criadores do Homem-Morcego. Apresentado como um ladrão que usava sua genialidade para crimes pequenos no início, com o passar das edições, ele foi expandindo suas habilidades criminosas ao entender mais sobre o funcionamento de Gotham, se tornando um verdadeiro magnata do crime.
Nos mais de oitenta anos de criação, Pinguim ganhou algumas histórias de origem, mas certas tramas acabaram se repetido, sendo uma delas, a que afirma que Oswald Chesterfield Cobblepot era um garoto de aparência estranha, cujo nariz lembrava o bico de um pássaro e tinha um andar desajeitado, características que o fizeram sofrer bullying na infância.
Coincidência ou não, a mãe dele tinha uma loja de pássaros, e esse contato com aves fez com que ele tivesse grande interesse por animais alados, levando-o a estudar ornitologia — conhecimento que lhe seria vantajoso quando aderisse à vilania, já que duas de suas habilidades usadas sempre que necessário são o controle e comando de pássaros.
Após a morte daquela que lhe deu à luz, Oswald teve que vender o estabelecimento da família para pagar algumas dívidas e, sem uma perspectiva de uma vida melhor, se voltou para o crime, fazendo com que, algum tempo depois, ele adotasse o codinome que tanto tem conexão com seus conhecimentos e visual único: Pinguim.
Alimentado por uma raiva patológica e dotado por uma grande capacidade de manipulação, Pinguim também se destaca por ter um poder valioso: a informação! Isso porque, sabendo de tudo o que acontece no submundo de Gotham, ele consegue usar seus conhecimentos para chantagear, intimidar e corromper qualquer um que puder e assim chegar onde deseja, sendo esse um dos talentos que o fizeram construir o seu intocável império ilegal.
Ainda assim, quando Pinguim encontra alguém que dificulte as coisas, ele tem uma rápida solução, já que é cercado de capangas violentos. Mais que isso, quando precisa, ele mesmo não deixa suas roupas elegantes usadas para compensar a aparência pouco agradável lhe impedirem de se arriscar a sujar as mãos de sangue, já que usa diversos dispositivos engenhosos, como armas disfarçadas de guarda-chuva, para acabar com o problema.
Vale lembrar que a jornada de Oswald para se tornar o criminoso temido por cidadãos bons e maus de Gotham é longa e repleta de percalços que devem ser abordados em "Pinguim" nos oito episódios que serão lançados semanalmente, todos os domingos, às 22h, na Max até 10 de novembro, data que marca o capítulo final da season.