Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

A Pequena Sereia: 5 diferenças entre o live-action e a animação

Existem algumas diferenças entre a animação e o live-action de 'A Pequena Sereia'. Descubra quais são!

Sofia Luppi Publicado em 25/05/2023, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Halle Bailey como Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia' e a versão animada da Ariel - Reprodução/ Disney
Halle Bailey como Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia' e a versão animada da Ariel - Reprodução/ Disney

O live-action de “A Pequena Sereia” finalmente chegou aos cinemas nesta quinta-feira, 25.  O longa, que é um remake da clássica animação da Disney de 1989, conta com Halle Bailey no papel principal, além de outros nomes de peso no elenco, como Melissa McCarthy, Jonah Hauer-King, Jacob Trembaly, Javier Bardem e Awkwafina. Relembre o trailer!

Como todo live-action da Disney, existem pequenas mudanças entre a animação e a nova versão. Algumas das alterações não afetaram a história de forma direta, enquanto outras chegaram a responder dúvidas que a versão animada acabou gerando nos fãs.

Por isso, a RECREIO trouxe algumas das principais mudanças do live-action de “A Pequena Sereia”; confira!

ALERTA DE SPOILER!

1. Irmãs da Ariel

Tanto na animação, quanto no live-action, o rei Tritão tem sete filhas — mas cada versão dessa história apresenta as irmãs da Ariel de uma forma diferente. No desenho, todas as filhas do rei dos mares possuem nomes que começam com a letra A, e não sabemos muito mais do que isso sobre essas personagens.

Já no live-action, cada irmã de Ariel representa um dos sete mares. Além disso, os nomes das personagens também mudaram, deixando somente a protagonista com a inicial A. Agora, as filhas de Tritão se chamam Caspia, Indira, Karina, Mala, Perla e Tamika. As sereias foram interpretadas, respectivamente, por Nathalie Sorrell, Simone Ashley, Kajsa Mohammar, Karolina Conchet, Lorena Andrea e Sienna King.

Outra diferença que está relacionada com as irmãs de Ariel é a música que elas cantavam no início da animação, e que ficou fora do remake. A canção intitulada “Filhas de Tritão” era uma das primeiras do filme, e apresentava as filhas do rei dos mares. No live-action, o telespectador conhece as sereias através de um encontro que Tritão tem com suas filhas, e esse momento é conhecido como Lua Coral.

Relembre a música “Filhas de Tritão”!


2. O acordo com Úrsula

Na animação, o momento em que Ariel fecha o acordo com Úrsula para se tornar humana gerava um pouco de dúvida entre os fãs. Isso porque a sereia assinava um contrato, para firmar o acordo entre ela e a bruxa do mar. Dessa forma, muitos passaram a se questionar: se ela sabia escrever, por que não escreveu um bilhete para Eric contando toda a verdade?

Essa dúvida acabou sendo resolvida no live-action, uma vez que, quando Úrsula propõe o acordo com Ariel, ela quer fazer um pacto de sangue, ou seja, a sereia precisou arrancar uma escama de sua cauda para poder firmar o combinado. Dessa forma, mostra que ela não sabe escrever e que não poderia conversar com Eric através de bilhetes.

Úrsula e Ariel em cena do live-action de 'A Pequena Sereia'
Úrsula e Ariel em cena do live-action de 'A Pequena Sereia' / Crédito: Reprodução/ Disney

Mas não é somente a forma que o acordo foi firmado que mudou entre o live-action e a animação. Quando Úrsula impõe as condições para Ariel se tornar humana, ela não abre mão somente da sua voz, mas sim de todas as suas habilidades de sereia, como charme que é descrito no começo do filme para atrair homens. A vilã ainda coloca mais um detalhe no acordo sem que a protagonista saiba: Ariel não se lembra que precisa beijar Eric para permanecer humana, o que faz com que Sebastião e Sabidão ajudem mais do que nunca a sereia a tentar conquistar um beijo do príncipe.


3. Família do Eric

Você já tinha se perguntado onde estavam os pais de Eric na animação? Pois no live-action conhecemos a Rainha Selina, a mãe do príncipe, interpretada pela atriz Noma Dumezweni. Confira a iamgem divulgada da personagem! 

E tem mais um detalhe: na nova versão, Eric é adotado. Isso porque a Rainha, juntamente com seu marido, que já faleceu na história, encontraram Eric na praia após um naufrágio que aconteceu perto da encosta. O casal decidiu acolher e criar a criança como um filho, e assim Eric acabou se tornando um príncipe.


4. Ariel mais empoderada

Halle Bailey como Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia'
Halle Bailey como Ariel no live-action de 'A Pequena Sereia' / Crédito: Divulgação/ Disney

Alguns momentos icônicos da animação não foram protagonizados por Ariel. Dentre eles, temos o momento em que Sabidão e outros animais tentam impedir o casamento de Eric com Vanessa, a versão humana de Úrsula, além da batalha final, onde o príncipe é responsável por matar a vilã.

No live-action as coisas mudam e Ariel se torna a grande protagonista desses momentos, sendo responsável por quebrar o colar de Úrsula e mostrar a verdade a Eric, assassinando a bruxa do mar ao comandar um navio.


5. Mudança de região

Muitos fãs acreditam que a animação da Disney se passa na Dinamarca, mesmo que essa informação nunca tenha sido confirmada pelo estúdio. Um dos motivos dessa suspeita é porque a história foi baseada no conto de Hans Christian Andersen, um autor dinamarquês. Contudo, em 2019, a casa do Mickey Mouse publicou um vídeo no canal do YouTube “Disney Princess” confirmando que “A Pequena Sereia” se passa na Itália, e que Ariel cresceu no Mar Mediterrâneo.  

Já o live -action se passa nas águas de uma ilha fictícia no Caribe. Além de revelar a nova localização da história em seu site oficial, a Disney ainda confirmou que a trama se passa nos anos de 1830.