Pais das integrantes do antigo NewJeans afirmam que o presidente da HYBE, Bang Si Hyuk, tentou impedir reestreia do grupo como NJZ
Os pais das integrantes do NJZ (lançado como NewJeans) compartilharam uma nova declaração com críticas as principais organizações musicais da Coreia e Bang Si Hyuk, o presidente e fundador da HYBE, o conglomerado que tem a ADOR, agência que gerenciava a carreira do NewJeans, como subsiária.
No conteúdo divulgado por meio de uma conta compartilhada no Instagram, os pais de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein responderam por tópicos uma declaração feita pelas organizações Korea Entertainment Management Association (KEMA), Korea Entertainment Producers Association (KEPA), Korea Music Label Industry Association (LIAK), Korea Record Industry Association (RIAK) e Korea Music Content Association (KMCA) sobre a disputa legal entre ADOR e NewJeans/NJZ.
Vale lembrar que o grupo comunicou o fim do contrato de exclusividade com a ADOR em novembro do ano passado, após uma série de acusações sobre a empresa que violariam o acordo feito entre as integrantes e a agência. A ADOR entrou com uma ação judicial para garantir a validade do contrato, enquanto as idols também processaram a empresa na tentativa de ficarem com o nome da formação.
No texto, os pais das idols também revelaram o envolvimento de Bang Si Hyuk na tentativa de cancelar a apresentação do grupo (tópico 7) no ComplexCon, que acontecerá de 21 a 23 de março em HongKong, e será responsável por marcar a reestreia da formação de forma independente.
Leia a tradução:
"Esta manhã, vimos que cinco organizações — Korea Entertainment Management Association (KEMA), Korea Entertainment Producers Association (KEPA), Korea Music Label Industry Association (LIAK), Korea Record Industry Association (RIAK) e Korea Music Content Association (KMCA) — emitiram sua declaração à mídia.
Apesar de terem pleno conhecimento de que nem a liminar nem o julgamento começaram, eles estão fazendo declarações que minam a objetividade do julgamento ao apresentar informações não confirmadas como fatos. Isso é realmente lamentável. Como sempre, pedimos sua compreensão antecipadamente de que esta pode ser uma mensagem longa, uma vez que há poucos canais que o artista pode usar para expressar suas posições em comparação com as empresas que podem usar livremente os principais veículos de comunicação e várias associações.
1. As cinco organizações alegaram que os membros do NJZ estão tentando resolver uma disputa privada envolvendo a opinião pública e declarações unilaterais em vez de manter negociações ou por meio de procedimentos legais. No entanto, acreditamos que o público certamente se lembrará de qual lado começou uma campanha na mídia, espalhando publicamente falsas alegações para remover o ex-CEO da ADOR (Min Hee Jin), que estava simplesmente tentando abordar os principais problemas dentro da HYBE. Na época, a HYBE criou propositalmente e fez vista grossa para a infinidade de artigos relacionados às acusações de "adulteração" ou "gaslighting" sobre o NJZ. Acreditamos que todos também se lembrarão do frenesi da mídia que começou menos de uma semana antes de seu retorno. Isso é algo que nenhuma empresa faria apenas uma semana antes do retorno de seus artistas. Gostaríamos de perguntar onde essas organizações musicais estavam e o que estavam fazendo naquela época.
2. As cinco organizações musicais também alegaram que toda a indústria do K-Pop está sofrendo devido à disputa privada que unilateralmente se tornou pública, se transformando em uma controvérsia. No entanto, acreditamos que as vítimas dessa cobertura unilateral da mídia são os membros do NJZ, seus fãs e o público que ama música. O dano continua até hoje. Além disso, o declínio do preço das ações da HYBE e outros danos são problema deles, não de toda a indústria do K-Pop. Isso confirma que essas organizações estão representando os interesses de uma empresa específica enquanto se apresentam como uma organização para todos.
3. As cinco organizações musicais alegam que alegações infundadas podem ser aceitas como verdades sem verificação de fatos adequada, chance de refutação ou crítica e, portanto, podem assumir o controle de sites de portais, comunidades online e mídias sociais por um longo tempo. Esta é a única seção de sua declaração que está realmente correta. Várias declarações falsas sobre os membros do NJZ assumiram o controle de comunidades online e, mesmo agora, a mídia publica artigos que refletem os interesses da HYBE. Ao mesmo tempo, os canais Cyber Wrecker estão espalhando suas opiniões como se fossem especialistas. É de partir o coração ver como as próprias celebridades não conseguem impedir isso ou se defender. Acreditamos que esta é a letargia em relação a essas organizações musicais que muitos envolvidos na indústria do entretenimento, artistas, estagiários e suas famílias percebem.
4. As cinco organizações criticaram os membros do NJZ por prosseguirem com suas atividades individuais, apesar de não terem seu contrato exclusivo com a ADOR rescindido legalmente. Eles argumentaram que se tais contratos pudessem ser quebrados unilateralmente, toda a fundação da indústria do K-Pop entraria em colapso. No entanto, acreditamos que essa alegação é enganosa e serve apenas para enganar o público. Da perspectiva da família, como pessoas que cuidam de seus filhos desde que eram menores e estagiários, devemos enfatizar que nunca houve uma organização ou local para estagiários e artistas expressarem suas reclamações e buscarem proteção quando enfrentam maus-tratos ou a empresa viola o contrato. Essas pessoas não têm escolha a não ser confiar apenas na moralidade da empresa e, portanto, estão em uma situação em que seus direitos básicos não são protegidos. Do ponto de vista dos membros, é contraditório que essas organizações tomem partido e discutam sobre a instabilidade potencial da indústria quando, na realidade, defendem os lucros da empresa. Os membros reuniram coragem para falar e tomar medidas legais, apesar da situação difícil. Instamos as organizações a refletirem sobre suas inconsistências.
5. Como muitas pessoas sabem, a HYBE discriminou publicamente, atacou e tentou derrubar os membros da NJZ, enquanto a ADOR, uma subsidiária da HYBE, não tinha nem a vontade nem a capacidade de impedir que isso acontecesse. Na verdade, como vimos na situação em relação à Dolphiners Films, eles chegaram a tentar derrubar a base da carreira da NewJeans, seu conteúdo. Como resultado, a NJZ não teve outra escolha a não ser rescindir seus contratos, pois não conseguiam mais suportar o que estava acontecendo com eles. Legalmente, a rescisão do contrato entra em vigor imediatamente, o que significa que seus contratos com a ADOR não existem mais. Portanto, os membros não estavam mais vinculados à ADOR e estavam livres para prosseguir com suas próprias atividades. Este é um princípio simples do sistema legal da Coreia. O fato de que a HYBE e a ADOR agora estão pressionando por emendas legislativas logo antes do julgamento demonstra claramente o quão irracionais e pouco convincentes são suas alegações. A declaração compartilhada pelas cinco organizações hoje também levanta preocupações de que elas não estão apenas tentando restringir excessivamente os direitos individuais dos artistas, mas também estão tentando encontrar maneiras de impor uma forma invisível de violência legalizada. Suas alegações fazem parecer que toda a indústria do K-Pop entraria em colapso se os contratos não fossem aplicados como contratos de escravos.
A questão fundamental dessa disputa é entre uma agência que maltratou seu artista e o próprio artista. Isso não afeta toda a indústria do K-Pop. Na verdade, acreditamos que a coragem dos membros pode estabelecer um novo precedente para uma indústria mais saudável, repleta de uma gama mais diversa de artistas. É com grande pesar que essas organizações enquadram os investimentos iniciais como uma forma de dívida e assumem uma posição unilateral sobre essa questão. Os trainees dedicaram sua juventude e vida à vida de um artista. O conceito de boa-fé é algo que deve ser aplicado a ambas as partes em um contrato, não apenas a uma. Esperamos que essa situação sirva como uma oportunidade para jovens artistas e trainees, que deveriam estar passando seus anos mais brilhantes perseguindo seus sonhos, e seus fãs para não mais sentirem que precisam ser vítimas da exploração enquanto certas pessoas evitam suas responsabilidades para perseguir interesses pessoais.
6. Enquanto formávamos nossa resposta, um jornalista nos abordou com novas informações. As cinco organizações não divulgaram apenas esta declaração. Elas também estão planejando uma coletiva de imprensa para quinta-feira, 27 de fevereiro, no JW Marriott Hotel e convidando muitos jornalistas. Disseram-nos que até lhes foi oferecido almoço. Considerando que o almoço no hotel custa pelo menos ₩100.000 KRW (cerca de US$ 69,40) por pessoa, não pudemos deixar de nos perguntar se os jornalistas conseguiriam comparecer sem violar a Lei Kim Young Ran [uma lei antissuborno que declara que funcionários públicos, como jornalistas, não podem aceitar presentes que valham mais de ₩50.000 KRW (cerca de US$ 34,70).] Também questionamos se uma tentativa tão ousada de tentar influenciar a mídia é mesmo possível. Essas cinco organizações não divulgaram apenas sua declaração pela manhã, mas também novamente com o mesmo conteúdo exato às 13h. Qual é o sentido de enviar a mesma declaração duas vezes em um dia sem nenhuma modificação? Isso não é apenas manipulação da mídia? Pedimos respeitosamente que essas cinco organizações parem de tentar influenciar a opinião pública representando os interesses de uma empresa em particular, o que elas declararam por meio de suas declarações. Para o crescimento sustentável da indústria do K-Pop, é fundamental corrigir os erros cometidos por agências que veem seus artistas apenas como ferramentas para ganhar dinheiro. Esta é uma questão que deve ser resolvida por meio de procedimentos legais.
7. Não muito tempo atrás, ouvimos de um funcionário da ComplexCon que estava ajudando com os preparativos do show que Bang Si Hyuk da HYBE ligou pessoalmente para seus contatos da indústria para pressioná-los a cancelar a aparição da NJZ no evento. Seria muito forçado conectar a declaração de hoje a isso? Achamos isso incrivelmente enfurecedor e irritante. Isso nos fez perceber como a HYBE continua a ver a NJZ como geradora de dinheiro em vez de apoiar e celebrar seus sucessos. Eles estão focados em bloqueá-los e destruí-los. Desde então, fomos informados de que a ADOR também tem trabalhado para interferir na NJZ. Bang Si Hyuk, em abril de 2024, enviamos um e-mail e solicitamos uma resposta. Até hoje, você não respondeu. Se você tem tanto a dizer, por que não fala conosco em vez de outras pessoas? Também não conseguimos entender por que o presidente da HYBE está se envolvendo diretamente em uma disputa que supostamente envolve apenas a ADOR. Podemos realmente acreditar em você quando argumenta que a ADOR e a HYBE são entidades separadas?
NJZ está programado para se apresentar na ComplexCon em Hong Kong. Eles estão animados para finalmente se mostrarem sob uma nova luz para seus fãs após deixarem o ambiente criado por HYBE e ADOR. Apesar das múltiplas tentativas de pará-los, sua apresentação prosseguirá conforme o planejado, então pedimos gentilmente seu apoio contínuo.
Obrigado por reservar um tempo para ler esta longa mensagem e, como sempre, pedimos sinceras desculpas pela preocupação causada. Desejamos a todos um dia caloroso".