Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Edna Moda

Os Incríveis: Quem são as verdadeiras inspirações para Edna Moda?

Você já se perguntou quem foi a pessoa responsável por inspirar os visuais de Edna Moda, em 'Os Incríveis'? Descubra a resposta!

Redação Publicado em 16/03/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Os Incríveis 2' (2018) - Reprodução/Pixar
Cena da animação 'Os Incríveis 2' (2018) - Reprodução/Pixar

No ano de 2004, a Pixar lançava sua sexta animação: “Os Incríveis”. Sendo a primeira produção do estúdio protagonizada por seres humanos, o longa acompanha os Pêra, uma família de super-heróis que precisa viver de forma pacata após o governo proibir o uso de superpoderes, e fazem de tudo para poder voltar a fazer aquilo que mais amam: salvar o mundo. 

O sucesso do filme foi tão grande que, durante a 77ª edição do Oscar, foi o grande vencedor das categorias “Melhor Longa de Animação” e “Melhor Edição de Som”, além de receber uma sequência no ano de 2018.

No entanto, não são apenas os protagonistas que passaram a ser adorados pelo público em todas as partes do mundo. Alguns personagens secundários também caíram do gosto dos fãs, como a estilista Edna Moda, responsável por desenhar os trajes dos heróis.

Cena da animação 'Os Incríveis' (2004)
Cena da animação 'Os Incríveis' (2004) / Crédito: Reprodução/Pixar

Devido a sua aparência característica, muitos admiradores passaram a se questionar sobre quem seria a pessoa responsável por inspirar a criação de Edna. Entre algumas teorias, nomes como do fundador da Comme des Garçons, Rei Kawakuboda, e da renomada figurinista, Edith Head, estão entre os mais citados.

No entanto, a informação foi negada por Brad Bird, diretor e roteirista da animação, durante uma entrevista ao The Post.

“O engraçado é que quando eu estava promovendo o primeiro filme em todo o mundo, ela era a única personagem que todos estavam convencidos de que era baseada em alguém de seu país”, revelou o cineasta.

Bird ainda revela que, para ele, Edna sempre foi metade japonesa e metade alemã. Segundo o profissional, “Ambos são países relativamente pequenos que têm um impacto enorme [e] produtos técnicos excepcionais provenientes deles. Ela é isso: uma pessoa compacta, com personalidade e influência muito grandes.”.

A afirmação do diretor, contudo, vai contra a afirmação de Bryn Imagire, diretora de arte de sombreamento de “Os Incríveis”. Conforme repercutido pelo New York Post, a figurinista Edith Head foi, de fato, uma inspiração para Edna — principalmente devido à franja e aos óculos.

“Os Incríveis” e “Os Incríveis 2” estão disponíveis para streaming através da plataforma Disney+. Relembre o trailer do mais recente filme!