Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

O épico crossover de princesas da Disney que nunca saiu do papel

Descubra imagens, a trama e por que o épico crossover de princesas da Disney, que ganhou até título, acabou sendo engavetado

por Izabela Queiroz

Publicado em 10/12/2024, às 17h52 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesas da Disney em cena do filme 'WiFi Ralph: Quebrando a Internet', lançado em 2018 - Reprodução/Disney
Princesas da Disney em cena do filme 'WiFi Ralph: Quebrando a Internet', lançado em 2018 - Reprodução/Disney

A Disney ama crossovers! Ver diferentes personagens e universos criadas pelo estúdio centenário se unindo em um único título não é novidade para os fãs das produções da Casa do Mickey, afinal, como esquecer o momento em que os personagens das amadas séries de TV "Hannah Montana" (2006), "Zack e Cody: Gêmeos em Ação" (2005) e "As Visões da Raven" (2003) foram vistos juntos em "That’s So Suite Life of Hannah Montana" (2006)?

No cinema também não é diferente, já que dentre esses encontros inesperados, é possível destacar uma das primeiras vezes que os mundos das princesas se colidiu, visto que em "Frozen — Uma Aventura Congelante" (2013), Rapunzel e Flynn Rider, de "Enrolados" (2010), são mostrados de costas em uma cena durante a cerimônia de coroação de Elsa, irmã de Anna.

Cena de Frozen - Uma Aventura Congelante
Cena de 'Frozen - Uma Aventura Congelante' - Crédito: Reprodução/ Disney

Outro momento famoso acontece em "Wifi Ralph: Quebrando a Internet" (2018), onde Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida e Moana se reúnem com a jovem Vanellope. Na época, a décima terceira princesa do estúdio, Raya, de "Raya e o Último Dragão" (2021) ainda não tinha sido lançada, ficando de fora da reunião.

Vale destacar que, por mais que esse seja o maior crossover entre as princesas da Disney, outra produção quase deteve o título, impedida por um detalhe: ela nunca saiu do papel!

O épico crossover cancelado

O projeto em questão foi intitulado "Princess Academy" ("Academia de Princesas", em tradução livre), e seria lançado no formato de uma curta-metragem de animação.

Segundo o portal ScreenRant, a trama reuniria as princesas oficiais da Disney em um internato, ao lado de outras grandes personagens femininas do estúdio que também deveriam aparecer, como Wendy Darling, de "Peter Pan" (1953), Alice, de "Alice no País das Maravilhas" (1951), e Violeta de "Os Incríveis" (2004). 

Os detalhes da premissa nunca foram divulgados oficialmente pelo estúdio, mas sabe-se que momentos musicais poderiam ser esperados, já que o ScreenRant afirma que o compositor responsável por escrever músicas para filmes como "A Pequena Sereia" (1989) e "Aladdin" (1992), Alan Menken, já estava envolvido no projeto.

Por que Princess Academy nunca foi lançado?

Segundo o ilustrador, fotógrafo e diretor de arte francês, David Kawena (pseudônimo tirado de "Lilo & Stitch"), que havia sido escalado para dirigir o título, o curta animado foi cancelado devido ao encerramento dos estúdios de desenho à mão da Disney Animation, visto que, com a ascensão da animação 3D, os animadores 2D acabaram perdendo o espaço.

"Alan Menken ficou muito animado com o projeto e concordou em trabalhar nele no momento em que tivéssemos sinal verde do estúdio. Depois de meses trabalhando nele, com centenas e centenas de storyboards e artes conceituais, o estúdio Disney Animation Hand Drawn fechou suas portas. Então não havia sentido em mostrarmos o projeto", contou ao The Daily Dot.

Ainda que o projeto tenha sido engavetado, David Kawena divulgou alguns storyboards nas redes sociais, onde é possível ver a possível protagonista, chamada por ele de "our little girl" (nossa garotinha), adentrando a Academia de Princesas e encontrando algumas integrantes do seleto grupo da Disney, como Mulan e Branca de Neve, como afirma a descrição das cenas presente nas legendas.

"Nossa garotinha está entrando na academia na esperança de virar uma princesa! Mas primeiro ela deve se registrar com a concierge ('princesa negligenciada') Eilonwy. Após a aprovação concedida à academia, a nossa garotinha é levada por Eilonwy para uma estátua mágica de todas as fadas madrinhas que abre a porta do salão onde as princesas esperam para conhecer a nova princesinha futura. Depois de ter concedido acesso à academia, a nossa garotinha é bem-vinda por Mulan e Kidagakash no grande salão onde ela conhece a mais bela de todas, Branca de Neve", descreve Kawena.