Com um elenco estrelado e referências aos quadrinhos, 'Vingadores: Doomsday' pode trazer um embate épico entre Vingadores e X-Men; confira!
A Marvel Studios surpreendeu os fãs na última quarta-feira, 26, ao revelar o elenco de 'Vingadores: Doomsday' apresentando as cadeiras de cada personagem que fará parte do filme. Além de nomes já esperados, como os anti-heróis de Thunderbolts*, a família de Quarteto Fantástico e Shang-Chi (Simu Liu), a grande revelação ficou por conta do retorno de personagens icônicos da franquia X-Men da Fox.
Patrick Stewart (Professor Xavier), Ian McKellen (Magneto), Rebecca Romijn (Mística), Alan Cumming (Noturno), Channing Tatum (Gambit) e James Marsden (Ciclope) estão confirmados no blockbuster, indicando que o longa pode se inspirar em um dos arcos mais marcantes dos quadrinhos.
Publicado em 2012, o confronto Vingadores vs X-Men marcou o fim de uma era da Marvel Comics antes do soft reboot de 'Guerras Secretas' e até hoje, a saga é lembrada como uma das mais impactantes da editora.
A guerra entre os heróis foi provocada pela chegada da Força Fênix, uma entidade cósmica destrutiva que estava a caminho da Terra. Os X-Men acreditavam que a entidade poderia salvar os mutantes, enquanto os Vingadores viam a Fênix como uma ameaça.
O estopim foi quando o Capitão América tentou capturar Esperança Summers, jovem treinada por Ciclope e considerada a possível hospedeira da Fênix, ocasionando a discordância da equipe dos mutantes, assim dando início a batalha.
A luta se intensificou quando o Homem de Ferro criou uma armadura para destruir a entidade, porém o plano dá errado fazendo com que a entidade se fragmentasse, dividindo seus poderes entre cinco mutantes: Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia. Com poderes quase divinos, o denominado "Quinteto Fênix" começou a remodelar o mundo, eliminando a fome e as guerras.
Entretanto, as ações logo se tornaram instáveis ao que Namor se descontrola e ataca Wakanda, levando os Vingadores a declararem guerra total contra os eles.
Atingindo seu auge quando Ciclope absorve todo o poder da Força Fênix se transformando na Fênix Negra, a luta tem seu clímax no momento que o líder da equipe mata o Professor Xavier, forçando a união de Vingadores e X-Men contra ele.
Ao final, Esperança Summers e a Feiticeira Escarlate derrotam o agora vilão, dissipando a Fênix e restaurando os mutantes da Terra, que apesar de prenderem Scott Summers, o mesmo permaneceu convicto de que estava certo, não retornando a equipe.
Nos quadrinhos também é mostrado o arrependimento do Capitão América, que resolve criar um novo grupo, unindo heróis das duas equipes e os chamando de Fabulosos Vingadores. Assim, além de mudar para sempre os quadrinhos dos X-Men, a saga teve um papel fundamental na evolução do MCU.
A chegada dos mutantes nos cinemas pode abrir espaço para que 'Vingadores: Doomsday' apresente para as telonas o icônico confronto entre as duas franquias, sendo uma adaptação fiel ou em uma releitura dos eventos, a estreia marcada para 1º de maio de 2026 promete redefinir o universo tão conhecido pelos marvetes.