Ativos na indústria musical há mais de 16 anos, o SHINEE poderia ter deixado de subir aos palcos muito antes; descubra quando!
Um dos grupos de k-pop mais antigos ainda em atividade, o SHINee, debutou em 2008 através da agência SM Entertainment com o lançamento do primeiro EP da discografia da formação, que foi promovido através do hit "Replay", faixa que também dá título ao disco.
Com o feito, a formação que conquistou imensa popularidade, concedendo a Onew, Key, Minho, Jonghyun e Taemin o título de "Príncipes do K-pop" na Coreia do Sul, celebrou em maio deste ano 16 anos de carreira. No entanto, o que alguns podem não imaginar, é que ao invés de quase duas décadas na indústria musical, o SHINee poderia ter chegado ao fim na marca dos 10 anos, conforme revelado por Taemin na última “D Edition” da revista ELLE Korea (via Koreaboo).
A revelação surgiu quando Taemin foi questionado sobre qual dos feitos que conquistou na sua carreira como idol o deixa mais orgulhoso, pergunta a qual ele respondeu:
O caminho que percorri com os membros. Cada passo dele. Se você me dissesse para voltar no tempo e fazer tudo de novo, acho que não conseguiria. Foi o que passamos como um grupo. Em 2018, quando estávamos discutindo ativamente a dissolução, escolhemos não desistir. E é uma coisa tão boa que continuamos. Sou muito grato porque tantas pessoas nos amam e nos apoiam, se relacionam conosco e cuidam de nós. Poder viver a vida dessa maneira é uma bênção”, explicou Taemin.
Na ocasião, a voz de “MOVE” não contou quais foram os motivos pelos quais o grupo havia cogitado encerrar a carreira, mas sabe-se que o ano anterior foi difícil para os membros, visto que em agosto de 2017, Onew foi investigado pela polícia após uma acusação de assédio. Na época, a SM Entertaiment emitiu o seguinte comunicado:
Gostaríamos de expressar nossa posição sobre o incidente que a mídia vem noticiando sobre Onew. Onew é uma figura pública, e coisas sobre ele não estão sendo bem noticiadas. Estamos refletindo profundamente sobre o que tem sido motivo de preocupação para muitas pessoas.
Na manhã de 12 de agosto, Onew foi a uma boate com seus amigos para comemorar sua estreia como DJ. Enquanto estava bêbado e dançando, ele inadvertidamente fez contato com as pessoas ao seu redor, causando um mal-entendido, e foi então investigado pela polícia.
No entanto, a outra parte também reconheceu que essa situação poderia surgir devido à embriaguez, então eles disseram que tudo foi um mal-entendido, declararam que não desejavam nenhuma punição e apresentaram um pedido para retirar todas as acusações.
Onew participará sinceramente das investigações restantes. Por favor, evite relatar qualquer especulação adicional. Pedimos desculpas por quaisquer inconvenientes.
No fim do mesmo ano, eles tiveram que se despedir deJonghyun, que mobilizou toda a indústria do k-pop ao falecer aos 27 anos em 18 de dezembro. O idol foi encontrado inconsciente em sua casa e morreu após sofrer uma parada cardíaca no hospital.
Um dia após a morte, a cantora Jang Hee-yeon, do grupo Dear Cloud, e amiga íntima de Jonghyun, publicou uma carta de despedida do idol, que não se sabe quando foi escrita e enviada para ela, mas revela que o eterno membro do SHINee vivia em depressão.
Estou quebrado por dentro. A depressão que lentamente foi me destruindo, já me devorou, e não consegui superá-la. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu", diz um trecho do texto escrito por Jonghyun.
Após superar a difícil fase, SHINee lançou dois rapackage albuns, "SHINee The Best From Now On" (2018) e "Atlantis" (2021), dois full-albuns, "The Story of Light Epilogue" (2018) e Don’t Call Me (2021), além de alguns mini álbuns, sendo o mais recente deles, "HARD", lançado em 26 de junho de 2023 em companhia de um MV para a title-track homônima. Relembre o clipe!