Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Não era ARMY: o outro nome que o fandom do BTS poderia ter tido

Descubra qual nome que, assim como ARMY, poderia ter sido escolhido para representar o fandom do boy group BTS

por Izabela Queiroz

Publicado em 21/05/2024, às 12h53 - Atualizado em 28/05/2024, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS durante o Grammy Awards 2022 - Matt Winkelmeyer/Getty Images
BTS durante o Grammy Awards 2022 - Matt Winkelmeyer/Getty Images

Em todos os cantos do mundo, é do conhecimento de geral que o nome do fandom do BTS, grupo formado pela BIG HIT Entertainment (atual BIGHIT Music) em 2013, é ARMY! Ainda assim, o que alguns podem não imaginar é que os fãs de RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, poderiam ter recebido um nome diferente para representá-los. 

O outro nome que o fandom do BTS poderia ter tido 

A verdade é que decidir o nome do fandom não foi uma tarefa fácil, e diversas opções foram discutidas até chegar na conhecida globalmente. Um dos nomes foi revelado pelo líder da formação, RM, durante uma entrevista ao ‘The Tonight Show Starring Jimmy Fallon’, onde ele contou que, originalmente, os fãs poderiam ser chamados de Bell, palavra que significa sino em inglês.

É meio verdade. Quando você diz BTS em coreano, você diz ‘Bangtan’. E quando você fala ‘sino’, soa como ‘bang lã’. Começa com a mesma sílaba, ‘bang’, então, quando pensamos no nome do fandom, alguém trouxe esta ideia, tipo, ‘E a coisa do sino?’ Todo mundo toca seus sinos e [nós] ficamos tipo ‘Faça barulho!’ e os sinos são como ‘ring-a-ling-a-ling’. Mas ARMY é muito melhor”, relembrou RM.

Confira na íntegra:

Além disso, em 2021, na live BTS Festa daquele ano, RM revelou que ARMY e Bell foram os nomes finalistas. “Pense nisso, e se Bell fosse escolhido? Diríamos ‘Hello Bell’”, disse o idol enquanto fazia o sinal do balançar de sinos. “Parece o nome de uma pessoa”, completou Suga. Relembre a partir do minuto 19:10.

Por que ARMY?

O nome oficial do fandom foi definido e comunicado ao público em 9 de julho de 2013 por meio de um tweet no X (antigo Twitter), quatro dias antes da estreia oficial do grupo, realizada com o mini-álbum "2 Cool 4 Skool", e a title song (música de trabalho) "No More Dream". 

Quanto ao significado do nome, ARMY é um acrônimo para “Adorable Representative M.C for Youth” [“Adoráveis Representantes M.C (mestre de cerimônias) para a Juventude”], frase que faz conexão com a ideia central das faixas do grupo, que é representar a juventude.

Ademais, há ainda outro sentido, já que a palavra ARMY em si, que em inglês é exército, dá a entender que os fãs são o exército fiel dos “Escoteiros à Prova de Balas”, que é o significado literal do nome coreano do BTS, 방탄소년단 (Bangtan Sonyeondan).

Mais que isso, em meio a pandemia de COVID-19, RM deu um novo significado ao nome. Acontece que a turnê ‘Map Of The Soul’ de 2020 do BTS foi suspensa em razão do vírus, fazendo com que o grupo só voltasse aos palcos em 2022 com os shows ‘Permission to Dance on Stage’, em uma sequência de três shows seguidos no Estádio Olímpico de Seul em 9,10 e 11 de março, que aconteceram com restrições devido à pandemia.

Dessa forma, os ingressos presenciais foram limitados e o público também foi proibido de gritar durante o show — detalhe que fez surgir o novo significado para ARMY, já que no último dia de apresentação, enquanto RM explicava que mal podia esperar para ouvir as vozes dos fãs de novo, ele revelou que o nome do fandom era uma abreviatura de “areumdaun miseong”, frase que pode ser traduzida para “lindas vozes”, como repercutido pelo portal Koreaboo.