A vida dessa baronesa do século 18 serviu de inspiração para o clássico "Branca de Neve". Saiba mais!
Branca de Neve foi a primeira animação feita pela Walt Disney Studios, lançada no ano de 1938. Com sua história criada pelos Irmãos Grimm, a princesa de pele branca como a neve se tornou uma das mais clássicas dos contos infantis, ultrapassando gerações e sendo amada por famílias completas ao redor do mundo.
Porém, o que muitos não sabem é sobre quem foi a mulher que inspirou a criação da personagem. Segundo pesquisadores, a moça utilizada como base para a princesa foi a baronesa Maria Sophia von Erthal, que cresceu em um castelo localizado na cidade de Lohr, na Baviera. A garota era filha de um príncipe chamado Philipp Christoph, dono de diversas terras da região durante o século 18.
De acordo com o historiador Karlheinz Bartels, o conto de Branca de Neve apresenta diversas situações que realmente aconteceram na vida de Maria. Um exemplo claro é relacionado ao casamento de seu pai e o tratamento da madrasta com a enteada.
Assim como na animação, a mãe de von Erthal, a baronesa Von Bettendorff, também acabou falecendo. Após sua morte, seu pai, o príncipe Philip, acabou se casando com uma nova mulher que não gostava nem um pouco dos filhos do marido e costumava abusar da jovem garota, que sofreu nas mãos da madrasta.
O castelo no qual Maria morava também contava com o clássico espelho do conto, que continha uma superfície lisa e uniforme, algo que não era nada comum naquela época. A floresta misteriosa descrita no conto também existe na vida real, assim como a mina dos sete anões.
Na história de Branca de Neve, a princesa percorre sete colinas até encontrar a cabana de Dunga, Zangado, Mestre, Dengoso, Soneca, Atchim e Feliz. Em Lohr, também é possível encontrar uma mina após atravessar sete colinas onde, na época, existiam diversas crianças trabalhando no local, que podem ter servido de inspiração para a criação destes personagens.
Entretanto, as outras partes do clássico conto surgiram da brilhante mente dos Irmãos Grimm. Diferente da princesa, Maria Sophia von Erthal perdeu sua visão ainda jovem e nunca encontrou seu amor verdadeiro, assim como também nunca comeu uma maçã envenenada. Ela morreu solteira, aos 71 anos.
+Saiba mais sobre a Disney por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Walt Disney: O triunfo da imaginação americana, de Neal Gabler (2020) — https://amzn.to/3dqu81s
Tio Patinhas E Pato Donald: Fugindo Do Vale Proibido, de Don Rosa (2020) — https://amzn.to/2W7DuJU
A magia do império Disney, de Ginha Nader (2019) — https://amzn.to/2WzLzGk
Todos Os Milhões Do Tio Patinhas Vol, de Fausto Vitaliano (2020) — https://amzn.to/2LaAYMs
A Saga De Sir Pato E Sor Patinhas: Capa Dura, de Guido Martina (2020) — https://amzn.to/2SYoGvl
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA
Amazon Music Unlimited — Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM