Não é Lisa: veja qual é o nome de batismo da maknae do BLACKPINK, que foi alterado graças a uma prática cultural da Tailândia
Publicado em 13/08/2024, às 18h41
No mundo das celebridades, é extremamente comum que os artistas acabem adotando nomes diferentes para serem reconhecidos em suas carreiras, sendo uma prática utilizada por famosos do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, a cantora Anitta, na verdade, se chama Larissa, enquanto nos Estados Unidos, Lana Del Rey é Elizabeth Woolridge Grant.
Dentro do k-pop isso não é diferente, e muitos idols utilizam os famosos “stage names”, ou nomes artísticos em português, como Minnie, do (G)I-DLE, que é Nicha Yontararak, ou Cha Eunwoo, do ASTRO, que se chama Lee Dongmin.
Da mesma forma, também existem muitos cantores de k-pop que acabaram mudando seu nome de nascença de forma definitiva, por diferentes motivos — como é o caso de Lisa, a maknae do BLACKPINK.
Se você é novo no fandom dos BLINKs, com certeza, já deve ter imaginado que Lisa era o nome verdadeiro da artista, quando esse é apenas seu nome artístico. A forma como a idol está registrada oficialmente nos dias de hoje é Lalisa Manobal, que traz como significado “aquele que é louvado”.
Porém, ao nascer, a cantora, que veio ao mundo em 27 de março de 1997 na Tailândia, recebeu o nome de Pranpriya Manobal, que significa “alma amada”. Em entrevista para a Billboard em 2021, a estrela revelou que mudou a forma como é chamada aos 13 anos, graças ao conselho de um cartomante, para que lhe desse sorte — uma prática muito comum na cultura tailandesa.
"Fizemos uma audição para YG, mas YG não nos contatou de volta. Nós [eu e minha mãe] realmente queríamos conseguir. Então a cartomante disse, 'Você deveria mudar seu nome'”, explicou Lisa. “Na semana depois que mudei meu nome, a YG me ligou de volta e disse, ‘Você deveria vir (ser uma trainee)’. Eu fiquei tipo, 'Uau!'".
Lisa chegou à Coreia do Sul em 2011, sem saber o idioma, mas fazendo história. Isso porque ela foi a única a ser aceita entre 4 mil candidatas, tornando-se a primeira estrangeira a ser aceita na YG Entertainment. Lá, além de ter aulas de dança, canto e rap, também teve aulas de idioma, onde sempre era ajudada por Jisoo e Jennie, que já estavam na empresa. Rosé chegou apenas no ano seguinte, aos 14 anos.
Hoje, a maknae do BLACKPINK é completamente apaixonada por seu novo nome, tanto que o utilizou para nomear o seu single-álbum de debut solo. Ainda na entrevista com a Billboard, Lisa comentou que ficou muito feliz e colocar seu próprio nome no projeto, já que muitas pessoas não sabem que essa é a forma como é chamada.
“É muito engraçado, semanas atrás, um dos cinegrafistas me perguntou: ‘O que é Lalisa?’ Eu fiquei tipo, ‘É meu nome!’. As pessoas não sabem realmente que Lalisa é meu nome verdadeiro, porque elas me conhecem apenas como Lisa do BLACKPINK. Então, estou muito feliz por poder fazer esse projeto com o título Lalisa”, comentou.
Assista ao clipe de "LALISA"!