A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris acontecerá na próxima sexta-feira, 26, e o Brasil já participou de mais de 20 edições
Os Jogos Olímpicos têm uma longa trajetória desde sua origem em Atenas, na Grécia, até os dias atuais. O evento, que começará nesta semana em Paris, na França, é bastante distinto das cerimônias realizadas na antiguidade, as quais, segundo a lenda, foram estabelecidas como uma forma de venerar os deuses antigos.
A primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos ocorreu em 1896, com a participação de 14 países e 241 atletas masculinos, já que as mulheres ainda eram proibidas de competir naquela época. O Brasil não fez parte dos países que participaram dessa primeira Olimpíada, estreando apenas na sexta edição, realizada na cidade de Antuérpia, na Bélgica, entre os dias 12 de abril e 20 de setembro de 1920.
O Comitê Olímpico Brasileiro tinha sido fundado apenas seis anos antes, em junho de 1914, mas, como a Primeira Guerra Mundial impediu que os Jogos Olímpicos de 1916 acontecessem, o Brasil conseguiu participar apenas quatro anos depois da tragédia. Além disso, os Jogos na Antuérpia tiveram cerca de cinco meses de duração, já que o avanço tecnológico naquela época era limitado.
Durante as competições, o Brasil foi representado por 21 atletas, que compunham as modalidades de tiro esportivo, saltos ornamentais, remo, polo aquático e natação. A primeira medalha brasileira foi concedida a Afrânio da Costa, que conquistou o segundo lugar (prata) nos 50m de pistola livre. Já nos 50m de pistola militar, Afrânio conquistou a medalha de bronze junto com sua equipe, que compunha os esportistas Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf.
No dia seguinte à conquista, o tenente do Exército, Guilherme Paraense, conquistou sozinho a medalha de ouro no tiro rápido de 25m. Inclusive, naquela edição dos Jogos Olímpicos, alguns materiais que seriam necessários para a participação dos brasileiros na competição foram roubados na viagem de navio até a Europa, o que fez com que os esportistas norte-americanos emprestassem seus equipamentos para eles, incluindo os revólveres.
Já nas modalidades de saltos ornamentais, remo, polo aquático e natação, não houve medalhistas, fazendo com que a de tiro esportivo se tornasse o grande destaque da edição. Desde então, o Brasil acumula um total de 37 medalhas de ouro, 42 de prata e 71 de bronze nos Jogos Olímpicos.