Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

HYBE inicia investigação contra subsidiária ADOR e a CEO Min Hee Jin

Na madrugada desta segunda-feira, 22, a HYBE iniciou uma investigação contra Min Hee Jin, CEO da ADOR, empresa responsável pelo NewJeans

Redação Publicado em 22/04/2024, às 10h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo da HYBE e Min Heejin, CEO da ADOR - Divulgação/HYBE e Reprodução/YouTube/유 퀴즈 온 더 튜브
Logo da HYBE e Min Heejin, CEO da ADOR - Divulgação/HYBE e Reprodução/YouTube/유 퀴즈 온 더 튜브

Na madrugada desta segunda-feira, 22, foi noticiado pela imprensa sul-coreana que a HYBE iniciou uma auditoria contra sua empresa subsidiária ADOR, conhecida por ser a casa do NewJeans, após, supostamente, uma tentativa da empresa em se desvincular do conglomerado.

Conforme repercutido pelo Soompi, a HYBE é responsável por 80% da ADOR, enquanto os outros 20% estão sob o nome de Min Heejin, fundadora da agência, e sua administração.

Segundo o portal sul-coreano Dispatch (via Koreaboo), Min Heejin tenta se tornar independente da HYBE há muito tempo, e teria conversado sobre o assunto de forma discreta com pessoas de dentro da empresa, além de procurar meios para comprar as ações do conglomerado na ADOR.

O veículo ainda acusa a empresária de ter se aproveitado de um funcionário da HYBE para conseguir informações confidenciais. No entanto, a organização teria unido provas significativas sobre a tentativa de Heejin e, por isso, convocou uma assembleia com os acionistas para revelar o acontecimento, além de buscar eleger um novo diretor adicional, e pedir a renúncia de Min Heejin do cargo de CEO.

À mídia, a HYBE emitiu uma breve nota, afirmando que “É verdade que foi iniciada uma auditoria”. Por outro lado, Min Heejin também se pronunciou, onde, em seu comunicado, diz que a desavença com a HYBE teria iniciado após um suposto plágio do ILLIT, novo girlgroup da Belift Lab, que teria copiado o conceito do NewJeans.

Confira o comunicado completo:

“Esta é a ADOR Co, Ltd (doravante denominada ADOR e CEO Min Hee Jin).

A fim de proteger os artistas da nossa agência, NewJeans, bem como para o desenvolvimento saudável da indústria musical e cultural do nosso país, faremos a nossa declaração oficial sobre a questão do 'ILLIT copiando o NewJeans'.

A HYBE mantém um sistema multi-selo, de forma a permitir que cada empresa produza a sua própria música de forma independente, valorizando a diversidade cultural. ADOR é um desses rótulos. Mas, ironicamente, a produção cultural alcançada pela ADOR e pelo artista da nossa empresa NewJeans foi a mais severamente violada pela HYBE.

Uma das gravadoras da HYBE, BeLift Lab, estreou o ILLIT em março de 2024, um grupo feminino de 5 membros. Depois que as fotos teaser do ILLIT foram divulgadas, houve uma reação explosiva online de que as pessoas pensaram que 'era NewJeans'. O cabelo, a maquiagem, os looks, a coreografia, as fotos, os vídeos e até os eventos do ILLIT, etc., todas as suas atividades como celebridades têm copiado os NewJeans. Houve comentários de que ILLIT é 'o estilo de Min Hee Jin', 'o tipo de Min Hee Jin' e o ‘estilo NewJeans', etc.

Bang Si Hyuk, da HYBE, participou da produção do álbum de estreia do ILLIT. A cópia do NewJeans pelo ILLIT não foi realizada apenas pela BeLift Lab como marca, mas é algo que também preocupa a HYBE. Como empresa líder no K-Pop, a HYBE foi cegada pelos lucros e está copiando conteúdos culturais de sucesso sem qualquer hesitação. Em vez de mostrar algo novo, estão simplesmente produzindo banalidade.

A NewJeans está atualmente se preparando para um comeback em maio. Mas o ILLIT evocou o NewJeans durante o período em que elas não estavam promovendo. Graças ao surgimento de um tipo de grupo semelhante, a imagem do NewJeans foi consumida e arrastada para debates desnecessários, sendo usada como assunto entre fãs e público, preocupando-os e cansando-os. As pessoas que fizeram isso acontecer, HYBE e BeLift Lab, estão lucrando com isso, mas quem está sofrendo danos são ADOR e NewJeans.

Tem havido opinião de que, como ambos somos rótulos da HYBE, as semelhanças entre NewJeans e ILLIT são razoáveis. Além do mais, também houve reações em que sentiram que a ADOR e o NewJeans concordaram com a cópia. Estou esclarecendo as coisas, pois essas reações são mal-entendidos absolutos. Sob uma estrutura multi-selo, cada gravadora pode produzir a música que deseja de forma independente, e só porque você está sob o mesmo guarda-chuva, isso não lhe dá o direito de copiar a produção cultural de outra gravadora.

E a ADOR nunca permitiu que ninguém, seja HYBE, BeLift Lab ou qualquer outra pessoa, copiasse a produção do NewJeans. A ADOR não quer que o ILLIT e o NewJeans estejam ligados de forma alguma. Não temos intenção de permitir que ninguém se promova usando o título de 'quem e quem é o grupo dongsaeng', só porque eles estrearam sob o guarda-chuva HYBE.

A ADOR expressou suas objeções à HYBE em relação à cópia do NewJeans pela BeLift Lab, bem como às sucessivas questões relacionadas ao tratamento dado pela HYBE ao NewJeans. Mas a HYBE não reconheceu o erro da BeLift Lab, estava ocupada dando desculpas e ganhando tempo enquanto adiava a resposta.

Então, hoje, 22 de abril de 2024, a HYBE revelou que está planejando tomar medidas para demitir a CEO Min Hee Jin, gerando preocupações de que a HYBE esteja planejando destruir o valor da ADOR. Ao mesmo tempo, HYBE está tentando usar a mídia para manchar o nome de Min Hee Jin com alegações ridículas de tentativa de roubo de HYBE. Como proteger as conquistas culturais do NewJeans pode significar prejudicar os resultados financeiros da ADOR e significar que Min Hee Jin está tentando roubar os direitos executivos da ADOR? Parece que há outro motivo difícil de entender.

HYBE e BeLift Lab não pediram desculpas por este incidente. Em vez disso, parece que eles acreditam que tudo isso irá desaparecer se Min Hee Jin for expulsa da ADOR. A ADOR esgotará todas as opções legais para proteger as conquistas culturais do NewJeans e para proteger o grupo de mais plágio.

Há uma chance de que HYBE e BeLift Lab reúnam as diferenças entre ILLIT e NewJeans e as ampliem antes de sua estreia para enterrar este incidente. Com o passar do tempo, há uma chance de que o mal-entendido dos fãs e do público aumente. Por causa disso, a ADOR divulgou esta declaração após discuti-la com nossos advogados e com o NewJeans. Esperamos que, através disso, HYBE e BeLift Lab reconheçam seus erros, respeitem as conquistas culturais dos outros e (em vez de plagiarem) contribuam para a indústria do entretenimento de nosso país através de trabalho árduo e criatividade.

Obrigado”.

O caso ainda está em andamento.