Após mais de 20 anos exibindo programas, séries e filmes no Brasil, o Disney Channel deixará o país; veja tudo o que é necessário saber!
Publicado em 25/02/2025, às 11h38 - Atualizado em 27/02/2025, às 11h01
É o fim de uma era! O Disney Channel, casa de programas, séries e filmes que ajudaram a expandir o catálogo de produções mágicas e divertidas do selo criado por Walt Disney, sairá do Brasil após mais de 20 anos de exibição na grade de programação televisiva paga do país.
Com essa decisão, a RECREIO reuniu uma lista com 5 coisas para saber antes do canal — que lançou também a carreira de grandes artistas do mundo do entretenimento — sair do ar; confira:
Surgindo em 1983 como um canal premium nos Estados Unidos, o Disney Channel estreou com a exibição do programa "Mickey Mouse Club" da década de 1950. A programação familiar do canal logo ganhou títulos originais produzidos durante décadas pela The Walt Disney Company, dentre eles, uma nova versão do show de variedades dos anos 1950 que marcou o lançamento do canal, com esquetes cômicas, paródias comerciais, videoclipes, convidados famosos e um elenco de jovens artistas talentosos, o qual apresentou nomes como Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake.
A partir da década de 1990, o Disney Channel começou a atravessar fronteiras e chegar a outros países, além de se tornar agora um canal pago via cabo. Dentre esses, o Brasil foi o próximo a receber o canal, o qual exibiu a programação do Disney Channel pela primeira vez em 2001, trazendo o "Zapping Zone", primeira produção original brasileira do canal.
Antes limitado ao público infantil, o Disney Channel conseguiu atingir o público juvenil com as amadas séries “Hannah Montana”, “Os Feiticeiros de Waverly Place”, “As Visões da Raven”, “Lizzie McGuire”, “Zack & Cody: Gêmeos e Ação” e os filmes das franquias “High School Musical” e “Camp Rock”, os quais marcaram a adolescência de muitos ao longo dos anos e apresentaram ícones do mundo da música atual como Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e os Jonas Brothers.
Com o enorme sucesso, por que o Disney Channel deixará o Brasil? Em nota, a Disney explicou, em 2 de dezembro do ano passado, que a escolha se trata de uma resposta às "transformações no cenário local de mídia".
"Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil", disse a Disney em comunicado.
Sim! Não é só o Disney Channel que deixará o país. Na mesma declaração, a Disney contou ainda que os canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, também não irão mais ao ar. O único que permanecerá é o ESPN, canal esportivo que traz programas e reportagens sobre o tema e transmissões de diversos grandes eventos como NBA, NFL e Libertadores.
Os canais deixarão de ser transmitidos nas TVs por assinatura em 28 de fevereiro de 2025.
Todos os conteúdos exibidos no amado canal, incluindo suas produções originais, já podem ser encontrados no catálogo da plataforma de streaming Disney+.
Acontece que o serviço de streaming da Disney passou por uma recente transformação com a fusão com o Star+ e agora traz todas as produções que recebem o selo da Casa do Mickey, dentre eles, títulos da Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, além de obras da Searchlight e 20th Century Studios.