Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Disney Channel

Fim do Disney Channel: 5 coisas para saber antes do canal sair do ar

Após mais de 20 anos exibindo programas, séries e filmes no Brasil, o Disney Channel deixará o país; veja tudo o que é necessário saber!

por Izabela Queiroz

Publicado em 25/02/2025, às 11h38 - Atualizado em 27/02/2025, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Demi Lovato, Selena Gomez, Miley Cyrus e os Jonas Brothers para o clipe de 'Send It On' do Disney Channel - Divulgação/Disney Channel
Demi Lovato, Selena Gomez, Miley Cyrus e os Jonas Brothers para o clipe de 'Send It On' do Disney Channel - Divulgação/Disney Channel

É o fim de uma era! O Disney Channel, casa de programas, séries e filmes que ajudaram a expandir o catálogo de produções mágicas e divertidas do selo criado por Walt Disney, sairá do Brasil após mais de 20 anos de exibição na grade de programação televisiva paga do país.

Com essa decisão, a RECREIO reuniu uma lista com 5 coisas para saber antes do canal — que lançou também a carreira de grandes artistas do mundo do entretenimento — sair do ar; confira:

1. História do Disney Channel

Surgindo em 1983 como um canal premium nos Estados Unidos, o Disney Channel estreou com a exibição do programa "Mickey Mouse Club" da década de 1950. A programação familiar do canal logo ganhou títulos originais produzidos durante décadas pela The Walt Disney Company, dentre eles, uma nova versão do show de variedades dos anos 1950 que marcou o lançamento do canal, com esquetes cômicas, paródias comerciais, videoclipes, convidados famosos e um elenco de jovens artistas talentosos, o qual apresentou nomes como Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake.

A partir da década de 1990, o Disney Channel começou a atravessar fronteiras e chegar a outros países, além de se tornar agora um canal pago via cabo. Dentre esses, o Brasil foi o próximo a receber o canal, o qual exibiu a programação do Disney Channel pela primeira vez em 2001, trazendo o "Zapping Zone", primeira produção original brasileira do canal.

Antes limitado ao público infantil, o Disney Channel conseguiu atingir o público juvenil com as amadas séries “Hannah Montana”, “Os Feiticeiros de Waverly Place”, “As Visões da Raven”, “Lizzie McGuire”, “Zack & Cody: Gêmeos e Ação” e os filmes das franquias “High School Musical” e “Camp Rock”, os quais marcaram a adolescência de muitos ao longo dos anos e apresentaram ícones do mundo da música atual como Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e os Jonas Brothers.

2. A decisão

Com o enorme sucesso, por que o Disney Channel deixará o Brasil? Em nota, a Disney explicou, em 2 de dezembro do ano passado, que a escolha se trata de uma resposta às "transformações no cenário local de mídia".

"Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil", disse a Disney em comunicado.

3. Outros canais?

Sim! Não é só o Disney Channel que deixará o país. Na mesma declaração, a Disney contou ainda que os canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, também não irão mais ao ar. O único que permanecerá é o ESPN, canal esportivo que traz programas e reportagens sobre o tema e transmissões de diversos grandes eventos como NBA, NFL e Libertadores.

4. Quando o Disney Channel sai do ar?

Os canais deixarão de ser transmitidos nas TVs por assinatura em 28 de fevereiro de 2025.

5. Onde assistir o catálogo do Disney Channel?

Todos os conteúdos exibidos no amado canal, incluindo suas produções originais, já podem ser encontrados no catálogo da plataforma de streaming Disney+.

Acontece que o serviço de streaming da Disney passou por uma recente transformação com a fusão com o Star+ e agora traz todas as produções que recebem o selo da Casa do Mickey, dentre eles, títulos da Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, além de obras da Searchlight e 20th Century Studios.