A atriz Sofía Gascón, indicada ao Oscar com "Emilia Perez", se envolve em polêmica nas redes após tweets xenofóbicos antigos sobre o BTS ressurgirem
Com o Oscar de 2025 se aproximando, a corrida pela estatueta de 'Melhor Atriz' ganha destaque, e um dos nomes mais comentados é o de Karla Sofía Gascón, indicada por sua atuação em "Emilia Perez". A atriz, que fez história ao se tornar a primeira pessoa abertamente trans a ser indicada na categoria, se vê agora no epicentro de uma polêmica nas redes sociais.
Recentemente, um conjunto de tweets antigos da atriz, ganhou repercussão por conter conteúdo racista, o que gerou críticas intensas entre os internautas, especialmente por um comentário depreciativo sobre o BTS, boygroup de K-Pop.
“Estou farta que toda vez que vou buscar uma notícia importante no Twitter, eu recebo 200 dos malditos chineses do BTS ou 200 'tacando o pau'", escreveu ela em um dos tweets, que agora é amplamente compartilhado em diversas plataformas, gerando uma onda de ataques tanto contra a atriz quanto ao filme.
No contexto dessa polêmica, Gascón, que compete pelo prêmio com Fernanda Torres, protagonista de "Ainda Estou Aqui", filme brasileiro de Walter Salles, não demorou a se pronunciar. A atriz emitiu um pedido de desculpas por meio de um comunicado à revista Variety. Contudo, não ficou claro aos admiradores do grupo se suas desculpas se referiam diretamente aos comentários sobre o BTS, já que a publicação não os mencionava.
“Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram dor. Como alguém em uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e sinto muito por aqueles que causei dor. Toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre as trevas."
Devido as recentes polêmicas com os tweets antigos, Sofía Gascón, que chegou ao auge de sua carreira após realizar a transição de gênero, se vê agora no centro de um turbilhão de críticas, levando muitos a questionarem o impacto de suas declarações nas próximas semanas, marcando a campanha para o Oscar e o próprio evento de premiação com dúvidas sobre os valores que a indústria de Hollywood está disposta a apoiar.
A maior premiação do cinema mundial acontece no domingo de carnaval, dia 2 de março, em Los Angeles, na Califórnia.