Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mickey Mouse

É verdade que Mickey Mouse foi criado em um trem?

Descubra como, por quem e onde Mickey Mouse foi idealizado antes de estrear nas telas durante o ano de 1928

Redação Publicado em 27/05/2024, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mickey Mouse em cena de 'The Prince and the Pauper' - Reprodução/ Disney
Mickey Mouse em cena de 'The Prince and the Pauper' - Reprodução/ Disney

Mickey Mouse é um dos personagens mais antigos da Disney, visto que o adorável camundongo surgiu no ano de 1928 por meio da animação 'O Maluco do Avião' (Plane Crazy), assim como estrelou o primeiro filme assinado por Walt Disney, ‘O Vapor Willie’ (Steamboat Willie), lançado no mesmo ano.

O personagem surgiu após Walt Disney e o desenhista e animador Ub Iwerks perderem os direitos sobre o primeiro grande nome animado do estúdio centenário: Oswald, o Coelho Sortudo. A icônica figura passou a pertencer aos estúdios Universal, liderada pelo produtor e distribuidor Charles Mintz, com quem eles tinham firmado uma parceria para a criação de Oswald.

Assim, determinados a criar um novo personagem de sucesso, mantiveram o projeto de 'Plane Crazy' em segredo e, como resultado, Mickey foi feito na garagem de Walt, como afirma o portal Disney, tendo Iwerks como desenhista de todas as cenas do filme. Ele fez isso, sozinho, em duas semanas. Tanto é, que o desenhista chegou a dar vida a 700 desenhos por dia!

Plane Crazy
Cena de 'Plane Crazy' /Crédito: Reprodução/Disney

Ainda que a história de criação de Mickey Mouse seja amplamente conhecida, você sabe como surgiu a ideia de colocar um rato como o próximo personagem do estúdio? A verdade, é que tudo aconteceu em um trem! 

Mickey Mouse surgiu em minha mente em uma viagem a Hollywood, numa época em que minha sorte e a de meu irmão, Roy, não estava boa, e o desastre parecia se aproximar", disse Walt em entrevista exibida no documentário ‘Mickey: A História de um Camundongo’.

Foi neste mesmo trem que Walt teria dado o nome de Mickey, que, no primeiro momento foi pensado para ser chamado de 'Mortimer Mouse', mas que, por uma sugestão da esposa de Walt, Lillian, ganhou o nome pelo qual é conhecido em todo o mundo, conforme revelado em “Walt Disney's Mickey Mouse, The Ultimate History”, de JB Kaufman e David Gerstein.

Pós-estreia

Vale lembrar que mesmo surgindo pela primeira vez em 'O Maluco do Avião' (Plane Crazy), muitos consideram que a estreia oficial de Mickey Mouse ocorreu em 'O Vapor Willie’ (Steamboat Willie), produção em que o ratinho ganha falas pela primeira vez.

Isso porque, o primeiro filme não chamou a atenção dos distribuidores, levando Walt a analisar o mercado e perceber que 'The Jazz Singer' (O Cantor de Jazz), primeiro longa-metragem com falas, havia revolucionado o cinema em 1927, fazendo com que ele chagasse a uma conclusão: sincronizar falas em uma animação poderia surtir o mesmo efeito!

Dessa forma, 'O Vapor Willie’ foi transformando não só na primeira produção sonora do ratinho que usa luvas, mas também no primeiro desenho animado com áudio nos Estados Unidos.

Para lançar nosso filme, contratei uma orquestra de Nova York com um maestro famoso para gravá-lo. Tive que dar meu carro como garantia em um empréstimo e Roy e eu hipotecamos nossas casas para pagar o sistema de som de O Vapor Willie", contou Walt no documentário ‘Mickey: A História de um Camundongo’.

A verdade, é que o investimento valeu a pena. Afinal, Mickey Mouse se tornou um dos ícones do estúdio, abrindo portas para centenas de outras produções lançadas ao logo do último século.