A mesma cena em diferentes filmes: A verdade por trás desse segredo da Disney

Pode parecer bizarro, mas essa prática é algo bem comum nos filmes da Disney, mas que quase ninguém percebe. Saiba mais!

Cenas iguais de animações da Disney - Divulgação/Disney

Enquanto assistia alguma animação da Disney, você já teve a sensação de ter visto a mesma cena em produções diferentes? Isso não é muito difícil de acontecer, já essa atitude realmente acontece. É um dos costumes do estúdio utilizar os mesmos quadros em diferentes filmes, por isso, não ache que ficou louco quando pensar que está vendo a mesma coisa duas vezes. 

Em “A Espada Era a Lei”, por exemplo, temos a cena de um garoto sendo lambido por um cachorro, e os mesmos traços são utilizados em “Mogli: O Menino Lobo”, quando o mesmo também é lambido por um dos lobos de sua matilha.

Disney mesmos quadros
Cenas das animações A Espada Era a Lei e Mogli: O Menino Lobo / Crédito: Reprodução/Disney

 

O mesmo acontece nessas cenas entre uma gata do filme “Os Aristogatas” e um cachorro de “Robin Hood”. 

Disney mesmos quadros
Cenas das animações Os Aristogatas e Robin Hood / Crédito: Reprodução/Disney

 

As clássicas princesas também não ficaram de fora da utilização dessa técnica. 

Disney mesmos quadros
Cenas de A Bela Adormecida e A Bela e a Fera / Crédito: Reprodução/Disney

 

Essa prática se chama “rotoscopia“, e basicamente é quando os animadores desenham tudo de novo em cima de alguns quadros já existentes, mas mudando apenas as características físicas dos personagens, mantendo seus movimentos parecidos.

A Disney passou a utilizar esse método após a morte de seu criador, Walt Disney, já que tinham a certeza de que essas cenas dariam certo. Mesmo assim, muitas pessoas ainda dizem que eles fazem a rotoscopia apenas para economizar tempo e dinheiro. 

Daniela Bazi é jornalista graduada pela UNINOVE, e bruxa formada na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Amante de animações, filmes e séries, também é fã de divas pop, entusiasta da Disney e k-popper nas horas vagas.