Jurassic World by Brickman é a exposição, em exibição no AquaRio, que conta com mais de uma dezena de dinossauros e 6 milhões de peças LEGO®
Publicado em 29/08/2024, às 18h34 - Atualizado às 18h43
A exposição Jurassic World by Brickman já está aberta no AquaRio, no Rio de Janeiro! Com passagem pela Austrália, Espanha, Suécia e Nova Zelândia, a experiência, criada por Ryan ‘Brickman’ McNaught, chega pela primeira vez na América do Sul trazendo dezenas de esculturas feitas de LEGO para conquistar as crianças e os fãs dos filmes Jurassic World.
Isso porque existem recriações de cenas e cenários, como a reprodução dos icônicos portões de mais de 4 metros de altura, instalações que reproduzem laboratório e o recinto dos bebês dinossauros, assim como a presença dos animais pré-históricos da franquia em tamanhos reais, como Blue e Delta, os Velociraptores fugitivos da Ilha Nublar e o temido Trex, além, é claro, do Jeep de fuga.
Para que todos esses itens feitos de LEGO fossem expostos, o diretor de produção da exposição, José Toro, contou em entrevista a RECREIO, os detalhes da chegada das peças ao Brasil, visto que essas vieram em módulos dentro de contêineres para então serem encaixados e finalizados no AquaRio.
Nós tivemos cerca de 9 contêineres que vieram diretamente da Espanha, com todo o material da exposição. As escultas vêm semi-prontas, elas vêm em módulos que, junto a equipe dos artistas da Brickman, é possível fazer a montagem e o aperfeiçoamento, vendo o que precisa de manutenção e onde dá para melhorar", explicou Toro.
Outra curiosidade é que as peças foram içadas para dentro do Aquario localizado no bairro da Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro.
Passamos 4 noites com uma espécie de grua para ser possível içar esse material para dentro do quarto andar do AquaRio. Foi uma operação que moveu desde a parte de produção até mesmo a de segurança do trânsito, porque a gente teve que parar a via do AquaRio para trazer todas as peças."
Um dos pontos levantados por Toro é o peso das esculturas, segundo ele, "há uma escultura que pesa 2 toneladas de lego e todo o trabalho com a engenharia e segurança do trabalho para assegurar que tudo está instalado da melhor forma possível e garantir a segurança do público".
Essa escultura é a do braquiossauro, que além das 2 toneladas de peso, é também a maior da exposição, já que mede cerca de 6 metros de largura por 4 de altura. "O bacana é que o público passa por baixo das pernas do braquiossauro e é um braquiossauro bebê", lembrou José.
Outro detalhe curioso que pode agradar os fãs de "Jurassic World" é o gênero dos dinossauros expostos. "Todos os dinossauros são fêmeas, assim como na própria franquia em que dentro do parque os dinossauros são fêmeas para que reproduzir", conta José Toro.
Além das singularidades da Jurassic World by Brickman, Toro também revelou que há a possibilidade da experiência passar por outros estados do Brasil. "Estamos em negociações. A princípio, de concreto temos a temporada do Rio de Janeiro e provavelmente daqui a um mês anunciaremos as próximas cidades, e se Deus quiser vai contemplar São Paulo".
Vale lembrar que no bate-papo, Toro contou ainda por que o AquaRio foi escolhido para sediar a exposição, quanto tempo de negociações e planejamento foram necessários até que a
experiência ficasse pronta no atrativo turístico carioca e tantas outras particularidades.
Veja na íntegra!