Comemore o Dia Internacional da Animação com essas cinco animações imperdíveis
Nesta sexta-feira, 28, comemoramos o Dia Internacional da Animação, data criada para homenagear a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, realizada em 28 de outubro de 1824, pelo francês Charles-Émile Reynaud, através do filme “Pauvre Pierrot”.
Desde então, o mundo das animações passou a evoluir cada vez mais, ganhando o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo, independente de sua idade.
Para celebrar essa data tão especial, a Recreio separou uma lista com cinco animações que todo mundo deveria assistir. Confira!
“Branca de Neve e os Sete Anões” foi o primeiro filme animado no formato longa-metragem da história, além de também ser o primeiro a possuir cores em todo o mundo. A aclamada produção é considerada uma das mais importantes na história da animação, sendo eleita no ano de 2008 como o maior filme de animação americana de todos os tempos pelo American Film Institute.
Lançada no ano de 2001 pelo Studio Ghibli, “A Viagem de Chihiro” é uma animação japonesa que une os gêneros aventura e fantasia, sendo extremamente aclamada pela crítica. Seu sucesso foi tanto que, até os dias de hoje, profissionais do cinema frequentemente se referem a esse filme como um dos melhores lançamentos da década de 2000.
Sendo o lançamento número um da parceria entre a Walt Disney Pictures e a Pixar Animation Studios, “Toy Story” é considerado o primeiro filme animado da história inteiramente computadorizado. Além disso, ele também foi a primeira animação a ser indicado ao Oscar de “Melhor Roteiro”.
Lançado pela Fox Animation Studios no ano de 1997, “Anastásia” é considerada pelos críticos de cinema como a melhor animação fora da Disney já lançada. Além de ser um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 139 milhões de dólares mundialmente, o filme também foi indicado a duas categorias no Oscar, nas categorias de “Melhor Canção Original”, por “Journey to the Past”, e “Melhor Musical”.
A animação que une animação com música clássica, “Fantasia”, foi lançada em 1940, sendo uma das mais importantes da história da Disney e da indústria cinematográfica. Foi através dessa animação que o estúdio trouxe uma forma inovadora de reprodução de sons, criada exclusivamente para a nova produção.