Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como 'Flow' levou quase 16 mil pessoas a um museu da Letônia?

Descubra qual foi o motivo pelo qual quase 16 mil pessoas enfrentam horas em filas para visitar um museu da Letônia em apoio a 'Flow'

por Izabela Queiroz

Publicado em 19/02/2025, às 13h53 - Atualizado às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Flow' - Reprodução/UFO Distribution
Cena de 'Flow' - Reprodução/UFO Distribution

Animação que chega aos cinemas brasileiros amanhã, 20 de fevereiro, "Flow" se tornou um verdadeiro fenômeno em seu país de origem, a Letônia! Isso porque, após a exibição de estreia do título no Festival de Cannes, em maio de 2024, a trama alcançou feitos importantes para a história da cinematografia do país ao vencer diversas premiações do cinema.

Uma das vitórias da produção animada, inclusive, se tornou responsável por levar quase 16 mil pessoas a um museu letão em apoio a trama.

Como assim?

Acontece que o filme conquistou a estatueta de Melhor Animação no Globo de Ouro, durante a cerimônia realizada em 5 de janeiro deste ano.

Como resultado, o troféu virou patrimônio nacional! O Museu Nacional de Arte da Letônia recebeu o objeto e o expôs entre o acervo para que os visitantes pudessem ver de perto onde o cinema letão havia chegado. Uma curiosidade interessante, é que o prêmio estava guardado por duas estátuas de gatos, sendo um deles preto igual o protagonista do filme.

Durante o tempo que ficou exposto, o símbolo recebido por "Flow" levou 15.669 pessoas ao museu especificamente para ver a conquista, com algumas delas esperaram horas na fila só para prestigiar a importante vitória do enredo dirigido por Gints Zilbalodis.

Mais que isso, os cidadãos letões passaram a celebrar o feito com grandes demonstrações públicas, já que foi erguida uma estátua do gatinho na capital do país e as ruas receberam diversas ilustrações do personagem. Veja:

Estátua do gato de "Flow" em Riga, capital da Letônia
Estátua do gato de "Flow" em Riga, capital da Letônia - Reprodução

Ilustração do gato de "Flow" pelas ruas da Letônia
Ilustração do gato de "Flow" pelas ruas da Letônia - Reprodução

Vale lembrar que "Flow" tem como protagonista um gato preto solitário que, após ver o lugar em que vive alastrado por água, consegue abrigo em um barco. O problema? É que ele terá que aprender a conviver com outros animais e superar as diferenças que os rodeiam, já que ali também vivem um cachorro, uma garça, uma capivara e até um lêmure.

Além de vencer o Globo de Ouro e as categorias de Melhor Longa-Metragem Animado Independente e Melhor Roteiro em Longa-Metragem Animado no Annie Awards título, "Flow" foi selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer as categorias de Melhor Animação e Melhor Filme Internacional no Oscar, entrando para a história ao se tornar o primeiro filme da Letônia já nomeado na premiação.

Caso vença uma das categorias, mais um feito histórico será garantido, já que também será o primeiro longa-metragem letão a alcançar o feito. O resultado será revelado na cerimônia que acontece em 2 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia.