Um dos cachorros mais famosos da História da animação, Scooby-Doo é baseado em uma raça fascinante que existe na vida real
Há mais de cinco décadas, o grupo Mystery Inc. vem desvendando mistérios e frustrando os mais diferentes vilões que existem.
Com Salsicha, Velma, Fred e Daphne está o atrapalhado e medroso cão falante, Scooby-Doo. Ele é o melhor amigo e companheiro de Salsicha, sempre disposto a encontrar pistas ou devorar um biscoito.
Entretanto, qual é a raça do icônico personagem "Scooby-Doo"? A resposta está no design original da animação criada por Iwao Takamoto para o estúdio Hanna-Barbera, explica o USA Today.
Scooby-Doo é um Dogue Alemão. Curiosamente, o American Kennel Club descreve os Dogues Alemães como "o poderoso Apolo dos Cães", uma descrição que contrasta com o comportamento atrapalhado e medroso de Scooby-Doo.
Na concepção do personagem, Takamoto contou com a orientação de um colega criador de Dogues Alemães na Hanna-Barbera. Em uma entrevista concedida em 2006, Takamoto revelou que seu colega detalhou todas as características positivas que definem um Dogue Alemão.
Inspirado por essas informações, Takamoto desenhou Scooby-Doo com características opostas às desejáveis na raça. Por exemplo, enquanto Dogues Alemães tipicamente possuem dorsos robustos, Scooby foi criado com um dorso inclinado. Da mesma forma, enquanto os cães da raça têm mandíbulas fortes, Takamoto optou por desenhar Scooby com uma mandíbula inferior retraída.
A combinação de um queixo inclinado, manchas pelo corpo, cauda longa, costas inclinadas e pernas arqueadas dá forma ao adorado Scooby-Doo que ainda é capaz de fascinar pessoas de diferentes idadades.