"Aviões", produzido pela DisneyToon Studios, é comumente confundido com uma animação da Pixar, mas ele ainda assim se encaixa na teoria; saiba como!
O longa "Aviões", produzido pela DisneyToon Studios, é comumente confundido com uma animação da Pixar, isso pelo fato de ter o design e a mesma premissa da franquia "Carros". De fato, os fãs que acreditam que as histórias estão relacionadas têm razão, já que, mesmo não fazendo parte do estúdio, "Aviões" ainda assim se encaixa na Teoria da Pixar.
Segundo a explicação de Jon Negroni, escritor e jornalista que foi o responsável por criar a teoria, a animação se encaixa no período em que se sucedem os eventos de "Up - Altas Aventuras".
A BNL (ou BuyNLarge), empresa responsável por enviar os humanos para a nave em "Wall-e", acabou encadeando um desequilíbrio natural ao tirar essa espécie da terra e enquanto os humanos se instalavam longe do continente, as máquinas se tornaram as espécies dominantes, como vemos em "Carros" e "Carros 2".
Por mais que artefatos e locais construídos por pessoas reais possam ser vistos, como a Estátua da Liberdade e o aeroporto John F. Kennedy, os únicos seres vivos que realmente permaneceram na terra foram os animais, que aparecem raramente durante as animações.
Devido a essa "extinção em massa", os recursos se tornaram escassos, levando-nos a comparar alguns eventos de "Aviões" com a situação. Como a história se passa muito tempo após "Carros 2", o personagem Skipper, mentor do protagonista Dusty, menciona que lutou em uma guerra no Pacífico, similar à Segunda Guerra Mundial. Reforçando essa ideia, o filme também nos apresenta a um mapa da "Corrida Mundial", onde notamos a ausência da Europa, agora coberta pelo continente asiático que, possivelmente, "ganhou" o conflito.
Isso nos leva a pensar qual é o motivo por trás dessa guerra, que pode muito bem ser justificado pela falta de recursos causada pela ausência dos humanos na terra. No início de Aviões, somos informados de que o milho é uma fonte de combustível muito procurada pelas máquinas, o que provavelmente ocorre porque os recursos para combustível estão começando a desaparecer completamente.
Há mais evidências para sustentar essa teoria: durante "Aviões" e "Carros 2", encontramos personagens originários da Europa, indicando que o continente existiu em algum momento no universo fictício. Ainda segundo Jon Negroni, esta narrativa entre os dois longas sugere que a combinação de poluição e escassez de recursos levou a conflitos internos intermináveis entre as máquinas, até que tudo se esgotou.
Para entender melhor a ideia, é possível encontrar tanto "Aviões" quanto a franquia "Carros" no catálogo do Disney+; relembre o trailer!