Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Clive Revill

Clive Revill, voz original do Imperador Palpatine em Star Wars, morre aos 94 anos

Além do Imperador Palpatine, Clive Revill também foi conhecido por dar voz ao mordomo Alfred na série “Batman: A Série Animada”, de 1992

por Daniela Bazi

Publicado em 27/03/2025, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ator Clive Revill e o personagem Imperador Palpatine, de Star Wars - Bobby Bank/WireImage/Getty Images e Reprodução/LucasFilm
Ator Clive Revill e o personagem Imperador Palpatine, de Star Wars - Bobby Bank/WireImage/Getty Images e Reprodução/LucasFilm

Responsável por dar voz ao Imperador Palpatine na primeira versão do filme “Star Wars Episódio 5: O Império Contra-Ataca” (1980), o ator Clive Revillfaleceu no último dia 11 de março, aos 94 anos. A informação foi confirmada nesta semana pela filha do astro, Kate Revill, em declaração ao The Hollywood Reporter.

Segundo Kate, o pai lutava contra a demência há alguns anos, e se encontrava internado em uma unidade de saúde localizada em Sherman Oaks, distrito de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Natural da Nova Zelândia, Clive também foi conhecido por dublar o mordomo Alfred em “Batman: A Série Animada”, de 1992. Em “Star Wars”, foi convidado pelo diretor Irvin Kershner a gravar algumas falas para o Imperador Palpatine, que acabaram sendo utilizadas na cena em que Darth Vader (James Earl Jones) entra em contato com o personagem. Na versão para DVD, lançada em 2024, sua voz acabou sendo substituída pela de Ian McDiarmid.

Nascido no ano de 1930, Clevill iniciou sua carreira após estudar na Old Vic Theatre School, na Inglaterra, por incentivo de Laurence Olivier. Além do cinema, o ator também foi um grande astro do teatro, sendo indicado ao Tony Awards duas vezes, por suas atuações em “Irma la Douce” e “Oliver!”. Sua estreia na Broadway aconteceu em 1952 com o espetáculo “Mr. Pickwick”, peça baseada em “The Pickwick Papers”, obra do autor Charles Dickens.

Na TV, também marcou seu nome, participando de séries como “Lois & Clark: as novas aventuras do Superman”, “Johnny Bravo”, “DuckTales”, “Alvin e os esquilos”, “Godzilla: the series”, “Pinky e o Cérebro”, “Star Trek: a nova geração”, “Columbo” e outras.

Mais que isso, Clive Revill ainda se fez presente no universo dos games, dublando personagens em títulos como “Mogli — o menino lobo”, “Marvel: Ultimate Alliance”, “O Hobbit” e “Piratas do Caribe: no fim do mundo”. O ator deixa a filha e uma neta, Kayla.